Select Page

Saúde realiza mais um Dia D contra sarampo e pólio hoje

Saúde realiza mais um Dia D  contra sarampo e pólio hoje

As unidades de Saúde do município abrem as portas neste sábado (18), das 8 às 17 horas, para a realização de mais um Dia D de Mobilização Nacional contra o sarampo e a paralisia infantil. Todas as crianças com idade entre um ano e menores de 5 anos devem receber as doses, independentemente de sua situação vacinal.

Em Araraquara, além dos postos de Saúde e o Serviço Especial de Saúde (SESA) de Araraquara, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Valle Verde também estará funcionando para atender as crianças do bairro e arredores.

A campanha começou no dia 4 de agosto e, logo nos primeiros dias, a cobertura chegou a 20%. Hoje, de acordo com Joice Nogueira Calera, coordenadora executiva de Vigilância em Saúde, a cobertura vacinal está em 40% do público alvo para a poliomielite e 39%, para o sarampo.

“A cobertura é considerada boa, mas são 15 dias para encerrar a campanha e ainda temos metade da população de crianças até 5 anos para serem vacinadas. Por isso, nós esperamos contar com os pais, para que eles procurem os postos de saúde para imunizar seus filhos”, declarou.

Atualmente, de acordo com o Ministério da Saúde, o País enfrenta dois surtos de sarampo – em Roraima, com quase 300 casos confirmados e 101 em investigação, e no Amazonas, onde a situação é ainda mais grave: 910 casos  e 5.630 em investigação. Há ainda casos isolados e relacionados à importação nos seguintes estados: São Paulo (1), Rio de Janeiro (14), Rio Grande do Sul (13), Rondônia (1) e Pará (2).

Foram confirmadas seis mortes por sarampo, sendo quatro em Roraima e dois no Amazonas.

O sarampo é uma doença infecciosa aguda transmissível e extremamente contagiosa, podendo evoluir com complicações e levar o paciente à morte.

A campanha segue até 31 de agosto.

Últimos Vídeos

Loading...

Arquivos