Selecione a página

Raízen oferece primeiro curso técnico de capacitação de jovens em parceria com o Senai-SP

Além da grade disciplinar, haverá também cursos extracurriculares ministrados por supervisores da Raízen

Raízen oferece primeiro curso técnico de capacitação de jovens em parceria com o Senai-SP

A Raízen, uma das empresas de energia mais competitivas do mundo, abriu o primeiro curso técnico denominado “Mecânico de Manutenção de Máquinas Agrícolas e Veículos Pesados” na unidade Araraquara, uma das 26 do grupo. Em parceria com o Senai-SP, as aulas irão preparar os futuros talentos a realizar manutenção preventiva e corretiva em veículos pesados, como tratores e colhedoras, além de máquinas e sistemas agrícolas mecanizados. Além da grade disciplinar, haverá também cursos extracurriculares ministrados por supervisores da Raízen. Nesses treinamentos, eles irão aprender sobre as melhores práticas de segurança, manutenção hidráulica, pneumática, entre outros temas. Ao final, os alunos aprovados receberão certificados de conclusão de curso.

“Quando alinhamos teoria, que é o que estamos proporcionando a esses jovens, com a prática, conseguimos excelentes resultados. Por isso, a parceria com o Senai-SP vai fortalecer e muito a mão de obra da Raízen, por ser uma excelente oportunidade para que esses futuros talentos possam ingressar no mercado de trabalho mais capacitados”, afirma Karleone Vilaça, gerente de manutenção do Polo Araraquara. Paulo Roberto Ananias, supervisor de manutenção automotiva e um dos idealizadores do projeto, reforça que, atualmente, 98% da colheita da empresa é mecanizada e, por isso, o curso técnico abre importantes possibilidades para os alunos dentro da companhia. “O foco é preparar e estimular ao máximo os alunos rumo à excelência operacional para que possam ingressar em outras oportunidades e ter acesso a toda a estrutura da empresa”, completa Ananias.

As inscrições foram abertas em novembro de 2018 e cerca de 280 jovens entre 16 a 21 anos se candidataram para as oportunidades. O processo seletivo foi realizado pelo Senai e contou com uma avaliação de conhecimentos básicos. Desses, 32 foram selecionados e ingressaram no programa. As aulas, que começaram nesse ano, terão duração de cerca de dois anos, completando uma carga horária de 1.600 horas de capacitação. A iniciativa faz parte de uma série de ações de Atração e Seleção da Raízen, que visam a formação de um time múltiplo e integrado, que contribua com a diversidade nos processos seletivos e na companhia.

Funcionário há cerca de dois anos na Raízen, Denisson Cardoso, que atualmente supervisiona a Manutenção Automotiva, foi um dos motivadores do projeto. Ele conta que a oportunidade para a virada de chave na sua carreira foi decorrente de uma experiência que adquiriu como jovem aprendiz em um outro setor industrial. Com 16 anos, foi aprovado no processo seletivo dessa outra empresa e contou com o acompanhamento de mentores e profissionais pelo período de um ano. “Esperamos que, com essa oportunidade, esses jovens tenham a Raízen como uma escola, onde é possível oferecer um novo caminho para o desenvolvimento profissional. Estruturamos esse curso com o objetivo de preparar esses talentos para as demandas atuais do mercado de trabalho.”, comenta Denisson

Últimos Vídeos

Carregando...

Charge

Publicidade

Publicidade

Arquivos

Publicidade