Select Page

Prefeitura zera fila de pacientes que aguardavam cadeiras adaptadas

Prefeitura zera fila de pacientes que aguardavam cadeiras adaptadas

A Secretaria de Saúde entregou mais 75 cadeiras de rodas personalizadas para pacientes do Centro Especializado em Reabilitação “Doutor Eduardo Lauand”. As cinco últimas foram entregues em solenidade na manhã dessa terça-feira (4).
Isso fez zerar a fila de pacientes com deficiência que aguardavam uma cadeira adaptada pelo SUS (Sistema Único de Saúde) até julho deste ano.
Essas cadeiras são destinadas a pacientes acompanhados pela unidade especializada de saúde e que têm paralisia cerebral e outras sequelas neurológicas e motoras.
Os equipamentos foram adquiridos com recursos federais, do Ministério da Saúde, por meio da habilitação do Centro Especializado em Reabilitação na Rede Federal de Cuidados à Pessoa com Deficiência no âmbito do SUS.
“As cadeiras são construídas sob medida para aquele problema específico e se adaptam à necessidade da criança, do adolescente ou da pessoa adulta. Nunca a Prefeitura de Araraquara entregou tantas cadeiras adaptadas”, afirmou o prefeito Edinho.
Contando com as 40 cadeiras adaptadas entregues no ano passado, foram 115 já destinadas aos pacientes até o momento. Além disso, outras 200 cadeiras de rodas convencionais foram entregues desde o início da gestão.
“Nós zeramos a fila. Não tem nenhuma pessoa na fila aguardando por uma cadeira adaptada. Estamos dando conta de uma política que respeita, que trata com dignidade as pessoas que têm deficiência física. Quando se trabalha sério, você consegue superar dificuldades e atender a necessidade da população”, disse Edinho.
A secretária de Saúde, Eliana Honain, explicou as características das cadeiras adaptadas. “É uma cadeira que dá condições para esses pacientes terem uma melhor qualidade de vida, uma postura adequada para prevenir complicações, principalmente da coluna”, informou. Eliana ainda parabenizou todos da secretaria pelo trabalho.
Também estiveram na entrega das cadeiras o vice-prefeito e secretário do Trabalho e do Desenvolvimento Econômico, Damiano Neto; a assessora de Políticas para a Pessoa com Deficiência, Elisa Santos; o gerente de Reabilitação, Luiz Garlippe; entre outros secretários, funcionários da unidade e servidores da Secretaria de Saúde.

Últimos Vídeos

Loading...

Arquivos