Select Page

Prefeitura retira toneladas de entulho de terreno no Jardim dos Palmares



Terreno foi ocupado irregularmente e utilizado como ferro velho, acumulando criadouros do Aedes

Prefeitura retira toneladas de entulho  de terreno no Jardim dos Palmares

A Prefeitura Municipal, com a participação de equipes das Secretarias Municipais de Assuntos de Cooperação da Segurança Pública, Obras e Serviços Públicos e Saúde, além do Departamento Autônomo de Água e Esgoto (Daae), Guarda Municipal e apoio das Polícias Militar e Civil, realizou, na manhã dessa sexta-feira (1), uma operação de desocupação e limpeza de um terreno na Rua Oscar Taparelli, de propriedade do Município, ocupado irregularmente por um munícipe e utilizado como ferro velho.

O problema já vinha se arrastando por muitos anos. O responsável pelo ferro velho ocupou o terreno com todo tipo de material reciclável, muito lixo, pneus velhos, madeira em grande quantidade e quase 30 sucatas de veículos. Tudo a céu aberto, acumulando água parada.

No último dia 14 de fevereiro, depois de denúncias feitas por moradores da redondeza no whatsapp da Prefeitura, o prefeito Edinho esteve no terreno acompanhando a vistoria de uma das equipes da Vigilância Epidemiológica. Foram achados então muitos criadouros e larvas do mosquito Aedes aegypti e o responsável pelo ferro-velho foi notificado para providenciar a desocupação da área.

Na ocasião, o prefeito explicou também que o terreno havia sido doado a uma empresa privada, que não chegou a construir no local, e que o Jurídico da Prefeitura iria providenciar a devolução do espaço para o Município. Depois disso, uma equipe do setor de Posturas da Prefeitura retornou ao local e autuou o homem, reforçando a obrigação de desocupar a área.

Como nada foi feito, o secretário municipal de Cooperação des Assuntos de Segurança Pública, João Alberto Nogueira, articulou a desocupação com as demais secretarias envolvidas, Guarda Municipal e Polícia Militar.

Com a chegada das equipes, houve resistência do responsável pelo ferro-velho, que acabou sendo detido pelos policiais e levado à Delegacia de Polícia. Ele foi liberado após assinar um documento se comprometendo a retirar imediatamente as sucatas de veículos que estão no terreno. A empresa Recicla Brasil já acertou de comprar dessas sucatas, já na próxima segunda-feira (4); até lá os veículos ficarão acomodados e cobertos para evitar o acúmulo de água.

Durante a desocupação, agentes de vetores da Vigilância também estiveram no local, fizeram outra vistoria em busca dos criadouros do mosquito transmissor da dengue e muitas larvas do Aedes foram encontradas novamente.

A limpeza do terreno deve continuar ainda amanhã e na quarta-feira e pelos cálculos das equipes que estão atuando no local, serão retirados pelo menos 20 caminhões de entulho no local.

A Prefeitura vai continuar trabalhando para combater os criadouros, mas a população precisa fazer a sua parte, limpando suas casas e seus quintais e denunciando qualquer irregularidade.

Denúncias de imóveis abandonados também podem ser realizadas pelo telefone da Ouvidoria da Vigilância Epidemiológica pelo 0800-7740440, ou através do Whatsapp da Prefeitura – (16) 99760-1190. Moradores que não permanecem em casa para receber as equipes podem agendar uma visita pelo telefone da ouvidoria.

Últimos Vídeos

Loading...

Charge do Dia

Publicidade

Publicidade

Arquivos