Selecione a página

Parque Vivo tem atividades neste final de semana

“Psicologia no Parque”, “Política e Cidadania na Praça” e Yoga Cerebral agitam o Parque do Botânico

Parque Vivo tem atividades  neste final de semana

O programa Parque Vivo apresenta três atividades no final de semana, no sábado e domingo, dias 27 e 28 de julho. No sábado acontecem: “Psicologia no Parque”, das 9 às 11 horas; e a roda de conversa “Política e Cidadania na Praça”, às 16 horas; já no domingo, às 10 horas, será realizada mais uma edição do “Yoga Cerebral”.

No sábado cedo, a partir das 9 horas, um grupo voluntário de psicólogos realiza o “Psicologia no Parque”, oferecendo acolhimento psicológico por meio de escuta clínica. Os objetivos da atividade visam oferecer um espaço de escuta, acolhimento e cuidado aberto, por meio de orientações psicológicas e, assim, promover o acesso dos participantes às informações, conhecimento e compreensão dos próprios dilemas, desmitificando assuntos ligados à saúde mental.

À tarde, às 16 horas, tem a roda de conversa “Política e Cidadania na Praça”, às 16 horas, com a coordenação de Marisa Demarzo (educadora, pedagoga, cursando doutorado) e Matheus Santos (administrador público, cientista social, professor da Unesp, cursando doutorado). Atualmente o debate sobre política está muito mais próximo do dia a dia e de todas as pessoas, do que há tempos atrás. Nos encontros e reuniões familiares, nas rodas de conversa na faculdade, ou mesmo em uma mesa de bar, o tema aparece de maneira recorrente e, nem sempre, unânime. E assim tem de ser a política: presente no cotidiano de todos/as, pois é a partir dela que a vida coletiva, a construção da cidadania e a garantia de direitos se dão. A atividade é mais um espaço para reunir pessoas interessadas em debater o tema, pensando desde a cidade até o país.

No domingo, 28 de julho, o projeto Parque Vivo realiza a atividade Yoga Cerebral, às 16 horas, no Parque do Botânico. A atividade é gratuita e aberta a todos interessados. O professor voluntário Jefferson Moreira Junior conta que Yoga Cerebral é um conjunto de exercícios desenvolvidos a partir de muitas pesquisas que trabalham principalmente o córtex e o hipocampo, cuja principal finalidade é de desenvolver a concentração e aumentar a frequência da atenção, tornando a memória poderosa e eficiente. Através de uma prática que envolve concentração, atenção e movimentos, serão desenvolvidos exercícios de maneira lúdica e didática. Vale lembrar que o Yoga Cerebral desenvolve o alto controle emocional e previne contra a anosognosia (falha temporária de memória) e doenças neurodegenerativas tais como o Mal de Parkinson e Alzheimer.

O Parque Vivo foi criado por meio da iniciativa popular em fevereiro deste ano e vem apresentando atividades semanalmente. O projeto é formado por um grupo de voluntários, moradores de Araraquara, motivados em ocupar de forma útil e positiva os espaços verdes da cidade, tornando-os locais mais convidativos, dinâmicos e familiares.

Com apoio da Prefeitura e parceiros, as propostas do projeto incluem preservação do meio ambiente, manutenção e melhorias da infraestrutura, além de atividades de cultura, esporte e lazer. A programação pode ser acompanhada pelas páginas do Facebook (Parque Vivo-Araraquara/SP) e Instagram (@parquevivoararaquara), além do site da Prefeitura de Araraquara.

Últimos Vídeos

Carregando...

Charge

Publicidade

Publicidade

Arquivos

Publicidade