Selecione a página

Palestra sobre Meditação Transcendental acontece neste domingo em Araraquara

A técnica, se praticada duas vezes ao dia, durante 20 minutos, pode reduzir os sintomas de doenças psicossomáticas

Palestra sobre Meditação Transcendental acontece neste domingo em Araraquara

Ariane Padovani

O Othon Suítes abrirá suas portas para receber, neste domingo (1), às 17h00, Richard e Janine Robertson, professores de Meditação Transcendental (MT), que farão uma palestra sobre a técnica praticada há mais de cinco mil anos na Índia para reduzir os sintomas de doenças psicossomáticas, como a ansiedade e a depressão.

Vindos de São Paulo a convite de uma professora da cidade de Matão, o casal, que tem mais de 30 anos de experiência em MT, afirma que o evento é uma oportunidade única para as pessoas de Araraquara e região, pois a técnica, ainda que seja simples e não necessite de esforço ou concentração, não pode ser aprendida pela internet ou em DVD, mas presencialmente com um professor.

“O princípio dessa técnica é diferente. Quando você pratica essa meditação tem uma experiência de transcendência. Transcender, em termos de meditação, quer dizer ir além do campo do pensamento, mas sem tentar esvaziar a mente. É um processo que acontece automaticamente”, falou Janine.

Doenças psicossomáticas

A professora disse ainda que praticar a MT durante 20 minutos, duas vezes por dia, é uma preparação para as atividades diárias. “Quando você dorme bem suas atividades fluem mais fácil, mas se você dorme mal por algum motivo, o seu dia fica arrastado. A meditação transcendental proporciona um descanso muito profundo durante esses 20 minutos, mais profundo do que o sono mais profundo, que você vai alcançar depois de umas 5 horas de sono. Nesse estágio o seu consumo de oxigênio baixa para – 8%. Já a MT te dá um descanso em que o consumo de oxigênio baixa para -16%, então é muito profundo”, explicou Janine.

A professora garantiu que é possível perceber uma mudança já nos primeiros dias de prática de MT. “As mudanças são em todos os níveis. A mente fica mais clara, a memória melhora, você consegue resolver problemas mais facilmente e intensifica a habilidade de aprender. A mente e o corpo estão ligados, se você recebe descanso mental automaticamente o seu metabolismo baixa, então você recebe descanso físico, e aí as tensões e os estresses enraizados no sistema, que apenas o sono não é capaz de eliminar, melhoram com a MT. Os sintomas de dores de cabeça, problemas de coração, pressão alta, insônia, ansiedade, síndrome do pânico, alergias e outras doenças psicossomáticas, que vem do sistema nervoso, reduzem. É através do descanso que tudo acontece”, narrou Janine. “Outra coisa que acontece também é que os relacionamentos vão melhorando, porque a pessoa começa a se sentir mental e fisicamente bem e fica mais paciente e tolerante, se sente mais feliz”, enfatizou.

Meio ambiente

Segundo Richard, que nasceu em Trindade e Tobago e já ensinou MT fora do Brasil, quando um número razoável de pessoas pratica essa meditação em uma determinada sociedade, a criminalidade e os acidentes de trânsito diminuem. “Mais de oito milhões de pessoas ao redor do mundo já aprenderam a MT, então foi possível fazer pesquisas sociológicas mostrando que 1% da população fazendo essa técnica trouxe um efeito positivo na qualidade de vida da sociedade. É uma técnica completamente natural, mas muito efetiva”, contou o professor.

Pesquisas

Em 2013, a American Heart Association declarou que a Meditação Transcendental é a única prática que reduz a hipertensão.

Um estudo realizado durante cinco anos nos Estados Unidos analisou detalhes dos planos de saúde de 2.000 praticantes da técnica de MT e constatou redução nas internações em todas as categorias hospitalares, exceto nascimentos: 87% menos internações devido a doenças do coração e 60% menos devido a câncer.

Cientistas da Stanford University compararam os efeitos de diferentes técnicas de meditação na ansiedade, a maior análise comparativa sobre a meditação já feita até hoje. Foram incluídos nesse trabalho 146 diferentes estudos científicos, 35 deles sobre a Meditação Transcendental. Essa análise demonstrou que a maioria das técnicas de meditação e de relaxamento tem um efeito um pouco melhor do que o efeito placebo. Apenas a MT tem um efeito significativamente melhor, em média duas vezes mais eficaz do que outras técnicas pesquisadas.

O estudo sobre Meditação Transcendental e doenças cardiovasculares, custeado pelo National Institutes of Health (NIH) dos EUA, mostrou uma redução de 48% de ataques cardíacos, derrame e morte, em um período de nove anos, entre praticantes da MT. Este resultado não foi encontrado em outras formas de meditação.

Curso

A palestra, que é gratuita e terá duração de cerca de 1h30, será a introdução para um curso de quatro dias consecutivos que Richard e Janine darão no hotel já na segunda-feira (2).

O Othon Suítes fica na Av. Rodrigo Fernando Grillo, 1085, no Jardim das Flores, próximo ao Shopping Jaraguá.

Mais informações sobre a MT podem ser encontradas no site https://meditacaotranscendental.com.br/

Fatos sobre a Meditação Transcendental

Simples: A técnica da MT é um processo mental simples e sem esforço, praticada por 15 a 20 minutos duas vezes ao dia, sentando-se quieta e confortavelmente em uma cadeira com os olhos fechados.

Facilmente aprendida: A técnica da MT é facilmente aprendida por qualquer pessoa e sua prática é agradável.

Benefícios imediatos: Os benefícios da técnica da MT são imediatos e aumentam com o tempo. Os efeitos positivos da técnica – para a mente, corpo e relacionamentos – foram verificados por centenas de estudos conduzidos em escolas médicas e publicados em mais de 350 periódicos científicos arbitrados.

Sem necessidade de crença: A técnica da MT não envolve crença. Na verdade, você pode ser completamente cético e a técnica ainda assim será plenamente eficaz.

Desenvolve o cérebro em sua totalidade: Pesquisas científicas comprovaram que a técnica da MT desenvolve o cérebro em sua totalidade, aumentando a criatividade e a inteligência, e melhorando as habilidades de tomar decisões e resolver problemas.

Não é um estilo de vida: A técnica da MT não é uma religião ou filosofia e não envolve mudança no estilo de vida.

Reduz o estresse e a pressão arterial: Pesquisa em escola médica financiada pelos Institutos Nacionais de Saúde nos Estados Unidos mostra que a técnica da MT é a prática mente-corpo mais eficaz para reduzir o estresse e as doenças relacionadas com o estresse, incluindo hipertensão, colesterol alto, derrame e aterosclerose.

Últimos Vídeos

Carregando...

Charge

Publicidade

Publicidade

Arquivos

Publicidade