Selecione a página

Os bastidores da política local

Os bastidores da política local

Todos contra Edinho

Na última edição do O Imparcial, circulada na última quarta-feira, 07, a coluna Painel trouxe com inteira exclusividade e detalhes, o grande evento político-eleitoral-partidário realizado pelo MDB no domingo, 4,nas dependências da Câmara Municipal. A convenção partidária, na verdade, tornou-se um marco para a sucessão eleitoral de 2020, quando a oposição ao PT na cidade tentará desalojar do 6º andar do Paço o prefeito Edinho Silva. A tarefa não será nada fácil, e o que se viu no evento emedebista foi a consolidação da proposta de se criar uma Frente Única na cidade contra Edinho. Marcelo Barbieri endossou a ideia e disse mais: já está trabalhando por ela em Brasília e em São Paulo.

Quem pode, pode!

A fala de Barbieri dá ares oficiais ao assunto, já que mesmo os iniciantes na política sabem que nem sempre os acordos fechados na cidade são abençoados pelas instâncias superiores dos partidos. É muito comum, aliás, Executivas estaduais, ou mesmo nacionais, ordenarem mudanças na orientação das municipais em períodos pré-eleições. Isso, quando não acontecem “canetadas” e se troca todo mundo. Ou seja: quem pode, manda. E quem tem juízo obedece.

Todos separados contra Edinho

Há, porém, quem ainda acredite que a construção de uma grande frente de oposição em Araraquara é uma difícil missão. Segundo essas fontes, existiriam interesses partidários e políticos já voltados para 2022 que complicariam a missão. O ex-governador Márcio França, e o governador João Dória seriam dois dos maiores interessados em manter seus partidos na disputa. O primeiro, para não perder o timing obtido por aqui no último pleito, quando saiu das urnas como o mais votado. Já, para Dória, ganhar Araraquara, desalojar da Prefeitura um dos maiores nomes do PT nacional, e ex-ministro de Dilma, teria grande peso simbólico em suas pretensões de chegar ao Planalto em 2022.

Já combinaram com os russos?

Há uma velha e hilária passagem envolvendo o ex-jogador Garrincha, craque da seleção brasileira de bicampeã do mundo em 58 e 62, que ilustra um pouco a atual situação política de Araraquara. Segundo o que se conta, o caso teria acontecido um pouco antes do jogo Brasil X URSS na Copa de 58. Na oportunidade, o treinador Vicente Feola teria chamado Garrincha de lado e se apressado a passar orientações sobre como deveria atuar no jogo. “Garrincha! Você pega a bola, dribla o primeiro que vier, dribla o segundo, o terceiro, o quarto, vai a linha de fundo e cruza para a área que o Vavá entra e faz o gol”. Do alto de sua inocência, o ponta direita perguntou de pronto: “Tá bom, chefe! Mas vocês já combinaram tudo isso com os russos?”. Esse é o problema da tese citada no parágrafo acima. Todo mundo vai para 2020 contra o Edinho e já imaginam estrondosas vitórias e grandes momentos em 2022. Mas, fica a pergunta: todo mundo já combinou com o Edinho?

Galo foi, mas como amigo

E ainda falando sobre o grande evento do MDB realizado no último domingo, 4, o histórico líder do PV local, Fernando Cesar Câmara, o Galo, procurou a redação do O Imparcial na tarde de ontem para explicar sua presença no evento. Segundo ele, que esteve na Câmara, mas não ocupou lugar na mesa de trabalhos e nem usou a palavra, sua participação se resumiu a uma visita de cortesia aos amigos Marcelo Barbieri e Aluizio Bráz, o Boi. “Eles são meus amigos há tempos. Estive lá para cumprimentá-los e prestigiar a convenção que reconduziu Boi à presidência do partido. Se imaginasse que a reunião se tornaria palco para um grande movimento político eleitoral não teria ido”, garantiu.

Reestruturação

Galo explicou ainda que o PV está passando por uma grande reestruturação em todo o estado, e por isso mesmo, praticamente todas as Executivas Provisórias municipais não estão vigentes. Ou seja: ou foram destituídas ou suas vigências não foram renovadas. A convenção estadual dos verdes que deve normalizar a situação do partido nas cidades paulistas acontece neste sábado, 10, em São Paulo.

PV não foi e nem poderia ter ido

Apenas para registro, O Imparcial realizou consulta no site do TRE para verificar a situação das agremiações partidárias em Araraquara, e no caso, o PV de Araraquara aparece em situação de “não vigência” desde o dia 22 de maio de 2015. Resumo da ópera: Galo não poderia estar no evento do MDB representando oficialmente o PV. Pelo menos até que aconteça a convenção em são Paulo.

“Nota do PC do B”

Quem também entrou em contato com a redação para falar sobre o assunto foram duas pessoas se identificando como membros da Executiva do PC do B local. A Sra Maria Eleuza Nascimento, que se identificou como presidente do partido em Araraquara, e um Sr. Edson, cujo número de telefone tem DDD 019. Ambos afirmaram com todas as palavras que o PC do B não participou do evento liderado por Marcelo Barbieri. A presidente afirmou, inclusive, que a Executiva municipal do partido estaria inativa.

PC do B local está inativo

Ainda sobre o PC do B, O Imparcial recebeu, um documento timbrado da agremiação, devidamente assinado pela Sra. Maria Eleuza, com o seguinte texto: “O Diretório Municipal do PCdoB não esteve em nenhuma reunião e desconhece qualquer participação em articulações com partidos tidos de oposição”. Checando a informação, a reportagem entrou no site do TRE e verificou a situação da Executiva local e a certidão aponta que ela “não vigente”. Ou seja, o partido não tem uma Executiva em Araraquara. A vigência anterior teve início em 30/09/2011 e terminou em 14/07/2016, quando o partido ainda estava com a ex-secretária de Igualdade Racial Alessandra Cássia Laurindo.

Liderança estadual

Em tempo: quem esteve na reunião do MDB foi Mauro Bianco, nome graduado do PPL, antes MR-8, partido que se fundiu com o PC do B. Mauro tem longa história politica com Barbieri, é um dos graduados dirigentes responsáveis pela fusão entre os partidos no País e dificilmente não ocupará cargo de relevância na nova agremiação que nascerá….vai ser interessante ver isso.

Últimos Vídeos

Carregando...

Charge

Publicidade

Publicidade

Arquivos

Publicidade