Select Page

Operação aplica multas e notificações por despejo ilegal de resíduos sólidos



GCM, PM Daae e os setores de Trânsito e de Obras participaram da operação no Esplanada

Operação aplica multas e notificações  por despejo ilegal de resíduos sólidos

Uma operação contra descarte ilegal de resíduos sólidos na região do Jardim Esplanada, na tarde dessa quarta-feira (20), aplicou duas multas, três notificações, e apreendeu um veículo. Participaram da ação a Guarda Municipal, a Polícia Militar, agentes de Trânsito, o Daae (Departamento Autônomo de Água e Esgotos) e a Secretaria de Obras e Serviços Públicos.

Duas carretas carregadas de resíduos foram vistoriadas e tiveram seus proprietários multados. Além disso, um veículo com irregularidades na documentação foi guinchado.

Os motoristas e moradores que passavam pelo local receberam orientações sobre os problemas causados pelo descarte de lixo e entulho nesses terrenos, já que podem se tornar criadouros do mosquito da dengue.

Pessoas que observavam a operação denunciaram a prática de despejo de lixo e entulho naquela região, entre eles o sitiante Agnaldo Alves. “Nesse entorno é complicado, tem gente jogando lixo o dia inteiro”, disse.

Lindaura de Oliveira, comerciante e moradora no Silvestre, reforçou a denúncia do sitiante. “Depois das 18 horas o movimento aumenta ainda mais, com gente do bairro e de fora descartando aqui todo tipo de lixo, entulhos e até cachorro morto”, completou ela.

Desde o início das operações, segundo balanço da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, foram cerca de 50 abordagens para orientações em diversos pontos conhecidos por descarte irregular em Araraquara, 37 veículos recolhidos, nove notificações e 15 autuações (multas).

A aplicação de multa ao cidadão que for flagrado jogando lixo em vias e logradouros públicos fora dos locais e equipamentos destinados para a este fim é garantida por lei municipal complementar de 4 de dezembro de 2014. Os valores variam de 5 a 200 Unidades Fiscais do Município, dependendo da quantidade do descarte e se é realizado por pessoa física ou jurídica. Cada UFM vale R$ 55,30.

Os recursos provenientes da arrecadação com as multas aplicadas serão destinados ao equipamento do município responsável pela fiscalização e para campanhas educativas.

Últimos Vídeos

Loading...

Charge do Dia

Publicidade

Publicidade

Arquivos