Select Page

Morre Gordon Banks, autor da “maior defesa da história do futebol”



Campeão do mundo com o “english team” em 1966, o Banks foi o autor da, considerada por muitos, maior defesa de um goleiro na história do futebol

Morre Gordon Banks, autor da “maior defesa da história do futebol”

Faleceu na madrugada desta terça-feira (12) o ex-goleiro da seleção inglesa, Gordon Banks. Campeão do mundo com o “english team” em 1966, o Banks foi o autor da, considerada por muitos, maior defesa de um goleiro na história do futebol.

O Lance

Banks foi eleito pela Fifa como o melhor goleiro do ano em seis oportunidades, foi titular da seleção inglesa em 73 jogos e sempre é lembrado pela espetacular defesa que fez no dia 7 de junho de 1970, em Guadalajara, para evitar um gol de Pelé.

Modesto, Banks disse que teve “sorte” no lance e afirmou que foi aquele momento, e não o título que conquistou em 1966, que o tornou famoso. “Eles não lembram de mim por ganhar a Copa da do Mundo. É pela defesa”, afirmou.

“É com grande tristeza que anunciamos que Gordon morreu tranquilamente durante a noite. Estamos devastados pela perda, mas temos muitas memórias felizes e não poderíamos ser mais orgulhosos dele”, disse a família, em comunicado.

 

Confira a Defesa. Clique aqui!

 

Carreira:

Banks começou sua carreira no Chesterfield e se transferiu para o Leicester, em 1959, onde disputou duas finais da Copa da Inglaterra e conquistou o título da Copa da Liga Inglesa em 1964.

Em 1966 foi o goleiro da Inglaterra na conquista da Copa do Mundo, sendo titular em todos os jogos da campanha que terminou com a vitória sobre a Alemanha, em Wembley.

Em 1967 ele trocou o Leicester pelo Stoke, onde ganharia mais um título da Copa da Liga, em 1972. Ainda naquele ano, em um acidente de carro, Banks perderia a visão do olho direito, se aposentando pouco depois.

 

(Com informações da ESPN)

Últimos Vídeos

Loading...

Charge do Dia

Publicidade

Publicidade

Arquivos