Select Page

Matão tem 55 casos de dengue confirmados e já prepara “dengário”



Cidade tem também 418 casos suspeitos e já planeja mudanças no atendimento

Matão tem 55 casos de dengue confirmados e já prepara “dengário”

 

Da redação

Com pouco mais de 82 mil habitantes, Matão, cidade a pouco mais de 30 km de Araraquara, contabiliza 55 casos de dengue confirmados e 418 suspeitos. Números suficientes para ligar o sinal de alerta na cidade. Por conta disso, o município vizinho já prepara mudanças no atendimento de saúde para atender as pessoas com sintomas da doença. Segundo secretário da cidade, alto índice é reflexo também da epidemia em Araraquara.

Para amenizar os efeitos da doença, os pacientes de dengue da cidade serão direcionados para os postos de Estratégia da Saúde da Família (ESFs), como forma de desafogar o pronto-socorro e de atender mais rapidez quem precisa do diagnóstico e do tratamento. Os médicos destes postos foram treinados para prestar um atendimento como se fosse um “dengário”.

Vale lembrar que todas os postos de ESFs estão preparados, mas o atendimento será concentrado no posto do Bairro Alto, que terá um médico para exclusivo para os casos de dengue, das 7h às 16h.

Segundo o secretário municipal de Saúde, João Guimarães Junqueira Neto, o recente aumento de doentes na cidade pode ser reflexo da epidemia de Araraquara, que tem até esse momento, 2.790 casos confirmados. Isso porque há um trânsito intenso de pessoas entre as duas cidades para trabalhar e fazer negócios.

Mesmo assim, a Prefeitura reforçou as ações de controle dentro da cidade. “Desde o começou do ano, há bloqueio em torno das residências de pacientes com vistorias, fumacê para a gente tentar diminuir os criadouros”, afirmou Junqueira Neto.

Além de Matão, todos os nove municípios que fazem limite com Araraquara tem casos de dengue que somam 403, ao todo. Destes mais da metade estão em São Carlos que tem 135 casos confirmados e Gavião Peixoto, com 111. Ou seja, Araraquara sozinha tem mais de 2,3 mil casos a mais que toda a região.

Últimos Vídeos

Loading...

Charge do Dia

Publicidade

Publicidade

Arquivos