Selecione a página

Marco Antonio Zago, presidente da Fapesp, será homenageado em simpósio do CDMF

O evento acontecerá das 8h às 18h30, no Teatro Florestan Fernandes da UFSCar

Marco Antonio Zago, presidente da Fapesp,  será homenageado em simpósio do CDMF

O presidente da Fapesp, Marco Antonio Zago, será homenageado no 1º Simpósio de Pesquisa e Inovação em Materiais Funcionais (SPIMF), que será realizado na Universidade Federal de São Carlos (UFSCAr) nos dias 23 e 24 de maio de 2019, em São Carlos. O evento é realizado pelo Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs) apoiados pela FAPESP. Zago será homenageado pelo conjunto do seu trabalho como cientista no encerramento do evento, dia 24, às 17h45, no auditório Florestan Fernandes, na UFSCar.

O objetivo do SPIMF é divulgar os avanços mais recentes das diversas linhas de pesquisa em materiais, que abrangem áreas como energia, meio ambiente e saúde, além de estudos teóricos. O evento é destinado a pesquisadores em todos os níveis, desde a iniciação científica até o pós-doutorado, docentes, técnicos e quaisquer outras pessoas interessadas em conhecer melhor a área.

Marco Antonio Zago graduou-se pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, onde obteve títulos de mestre e de doutor, tendo realizado o pós-doutorado na Universidade de Oxford. Foi reitor da USP (2014-2017), pró-reitor de Pesquisa (2010-2014), presidente do Conselho Nacional do Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) (2007-2010), período em que foi criado o Programa dos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCT), e secretário de Estado da Saúde do Governo do Estado de São Paulo (2018).

Membro titular da Academia Brasileira de Ciências (da qual foi diretor), da Academia de Ciências do Estado de S. Paulo e da World Academy of Sciences (TWAS), recebeu a Grã-Cruz e a Comenda da Ordem Nacional do Mérito Científico, a Medalha Paulista do Mérito Científico, a Comenda da Ordem do Mérito Naval da Marinha do Brasil e a Ordem Nacional do Mérito Militar do Ministério da Defesa do Brasil. Em 2015, recebeu o Prêmio Octávio Frias de Oliveira do Instituto do Câncer do Estado de S. Paulo, como Personalidade de Destaque em Oncologia.

Foi coordenador do Centro de Terapia Celular de Ribeirão Preto (CEPID apoiado pela FAPESP), de 2001 a 2015, diretor clínico do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto e membro da Comissão Nacional de Biossegurança (CTNBio).

Seus principais interesses em pesquisa concentram-se nas anemias hereditárias, genética populacional humana, bases moleculares das neoplasias e células-tronco adultas, em especial células-tronco hematopoéticas e mesenquimais. Orientou mais de 30 doutores, mestres e pós-doutorados, editou o livroHematologia: Fundamentos e Prática, amplamente utilizado no ensino de profissões de saúde e como livro-texto da especialidade. Publicou mais de 300 artigos científicos referidos em Web of Science.

Simpósio

A programação do SPIMF inclui palestrantes brasileiros, espanhóis e argentinos referências na área, bem como apresentações de resumos na forma de pôster.

Entre os palestrantes brasileiros, estarão os professores Vanderlei Salvador Bagnato (Instituto de Física de São Carlos da Universidade de São Paulo), Edgar Dutra Zanotto (Departamento de Engenharia de Materiais da UFSCar), Osvaldo Novais de Oliveira Junior (Instituto de Física de São Carlos da Universidade de São Paulo), Ana Carolina de Mattos Zeri (Laboratório Nacional de Luz Síncrotron) e Lucia Helena Mascaro Sales (Departamento de Química da UFSCar).

O envio de resumos pode ser feito até 30 de abril, pelo site do SPIMF. O arquivo deve ser no formato PDF, sem recursos de fórmulas ou imagens, contendo no máximo 300 palavras, em inglês.

As inscrições para participação como ouvinte podem ser feitas até 10 de maio, pelo site do simpósio. As vagas são limitadas. A taxa de inscrição custa R$ 20 para estudantes de graduação e R$ 30 para estudantes de mestrado, doutorado, pós-doutorado, professores e técnicos.

O evento acontecerá das 8h às 18h30, no Teatro Florestan Fernandes da UFSCar, na av. Biblioteca Comunitária, s/n, Monjolinho, São Carlos, SP.

Últimos Vídeos

Carregando...

Charge

Publicidade

Publicidade

Arquivos

Publicidade