Select Page

Lenda viva da natação paralímpica visita Araraquara



Dono de seis medalhas de ouro, Clodoaldo Silva participa de encontro hoje no Sesc

Lenda viva da natação paralímpica visita Araraquara
Carlos André de Souza
O Sesc Araraquara receberá neste sábado (8) o atleta paralímpico de natação Clodoaldo Silva, que participou de cinco Paralimpíadas e coleciona a marca impressionante de seis medalhas de ouro, seis de prata e duas de bronze. O encontro, que terá entrada gratuita, acontecerá das 15 às 15h30 no parque aquático da unidade.
Clodoaldo Francisco da Silva Correa, o Clodoágua, nasceu em Natal no dia 1º de fevereiro de 1979 e sofreu uma paralisia cerebral por falta de oxigênio durante o parto, o que afetou a mobilidade de suas pernas e sua coordenação motora. Ele conheceu a natação como processo de reabilitação no ano de 1996, em Natal. Quatro anos depois, já conquistava suas primeiras medalhas em Jogos Paralímpicos. Com um total de 14 pódios, é o maior ganhador do principal evento esportivo do planeta voltado para pessoas com deficiência.
Nesta apresentação, ele falará sobre as superações na sua trajetória e fará a abertura da Maratona Aquática, da qual participará.
O evento integra a programação da Semana Modos de Acessar, que foi desenvolvida por uma parceria entre o Sesc São Paulo e a Secretaria do Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência – SEDPcD para celebrar o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, comemorado no último dia 3 de dezembro. De acordo com a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (Organização das Nações Unidas, 2008), aproximadamente 10% da população mundial possui algum tipo de deficiência. No Brasil, uma a cada quatro pessoas é uma pessoa com deficiência, segundo o Censo 2010 (IBGE).
A programação traz reflexões a respeito da deficiência, entendendo que ela não é um fator limitador, mas uma característica humana. Pensado na inclusão de todas as pessoas, sejam elas com ou sem deficiência, este projeto fortalece a ideia de cidadania e direitos para todos. As atividades propostas neste período visam a promoção da acessibilidade e da inclusão, fatores que colaboram para a melhoria da qualidade de vida de toda a população, gerando ambientes sociais democráticos e experiências cidadãs pautadas na potência do ser humano.
A programação termina neste sábado, com a competição da Maratona Aquática, que será aberta e voltada para alunos de natação de academias, clubes e instituições da região. O objetivo é atingir certo tempo de nado em uma das raias, que serão distribuídas no dia, na hora e no local. São aceitos inscritos a partir de 10 anos e para participar é necessário fazer a inscrição gratuita antecipadamente, no setor esportivo do Sesc.

Últimos Vídeos

Loading...

Charge do Dia

Publicidade

Arquivos