Selecione a página

Jovens buscam ocupar espaços públicos em Araraquara

Assessor de Políticas Públicas para a Juventude, Adriel Barbosa enumera ações e reivindicações do segmento na cidade

Jovens buscam ocupar espaços públicos em Araraquara

Os jovens de Araraquara têm buscado afirmação para fazer valer suas reivindicações junto aos órgãos públicos do município. Em entrevista ao programa ‘Canal Direto com a Prefeitura’, na terça-feira (2), o assessor de Políticas Públicas para a Juventude, Adriel Henrique da Silva Barbosa, enumerou algumas ações em curso e o que o segmento projeta na cidade.

“O jovem tem ocupado seus espaços públicos em Araraquara, atualmente. Tanto que no ano passado a maior Plenária do OP (Orçamento Participativo) foi a da Juventude”, disse Adriel. A plenária deste ano será realizada no mês de junho.

O principal desafio, segundo ele, é equalizar tudo o que a Prefeitura pode oferecer aos jovens, cuja grande demanda hoje é pela maior empregabilidade e formação profissional. “Temos projetos como o ‘Jovem Cidadão’ e pretendemos desenvolver outro com a Coordenadoria Municipal de Economia Criativa e Solidária”.

Segundo o assessor, o jovem quer emprego e também ingressar na universidade. Por isso há uma grande demanda para os cursinhos populares, ou Cucas, de preparação para o Vestibular, em parceria com a Unesp.

Hoje existem dois Cucas na cidade – um no Instituto de Química da Unesp, que funciona no período noturno, e outro nas dependências do Neja (Núcleo de Educação de Jovens e Adultos), com aulas de manhã e noite. E a reivindicação é por uma sede própria, segundo Adriel

Ele acrescentou que existem também muitos artistas jovens por toda a cidade de Araraquara, de diferentes linguagens artísticas, que querem se apresentar ao público. Também citou o Centro de Cultura Digital, instalado no Jardim São Rafael, com oficinas lúdicas de informática voltadas para o segmento.

Atendimento

Adriel ainda citou o Centro da Juventude, ligado à Secretaria Municipal de Assistência e Assistência Social, que funciona no Parque Pinheirinho, hoje com cerca de 70 jovens, oferecendo atendimento psicológico e oficinas.

E acrescentou que interessados em participar deste Centro com idade entre 12 e 18 anos, podem se inscrever no local, ou pelo emailcentrodajuventude@araraquara.sp.gov.br e apresentar documentos pessoais, como RG, CPF e endereço residencial.

O Centro da Juventude fica na Avenida Domingos Francisco de Paula, 395, no Jardim Pinheiros, funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, e o telefone para contato é o 3339-7279.

A Assessoria de Políticas Públicas para a Juventude funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18, na Avenida Portugal, 583, no Centro de Araraquara, segundo Adriel.

E as reuniões do Conjuve – Conselho Municipal da Juventude – são realizadas sempre na terceira quarta-feira de cada mês.

Linha aberta

O programa ‘Canal Direto com a Prefeitura’ é apresentado de segunda a sexta-feira, ao vivo, às 18h30, pela TV Web Participativa, na página oficial do Facebook e no Portal da Prefeitura de Araraquara.

Apresentado sempre com a presença de um integrante do governo, o programa também pode ter seu conteúdo visto posteriormente na página do Facebook e no Portal da Prefeitura.

Últimos Vídeos

Carregando...

Charge

Publicidade

Publicidade

Arquivos

Publicidade