Selecione a página

Hoje é dia de pizza!

Brasil é o segundo país em que mais se consome pizza no mundo, perdendo apenas para os Estados Unidos

Hoje é dia de pizza!

Ariane Padovani

Nesta quarta-feira (10) é comemorado o Dia da Pizza e, apesar de ser um prato de origem italiana, o Brasil é o segundo país em que mais se consome pizza no mundo, perdendo apenas para os Estados Unidos. A invenção culinária foi introduzida na alimentação dos brasileiros devido à forte imigração italiana, principalmente na cidade de São Paulo, a capital nacional da pizza.

Em Araraquara, de acordo com José Carlos Pascoal Cardozo, presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares Região de Araraquara (SinHORes), cerca de 30 pizzarias e deliverys estão em atividade na cidade atualmente.

A adolescente Ana Beatriz Cabrera é apaixonada por massas e não dispensa uma ‘redonda’ com muito queijo. “Aqui em casa é tradição, todo sábado tem pizza. Se for de quatro queijos, melhor ainda”, contou Ana.

Origem da data
O Dia da Pizza é comemorado em 10 de julho, data instituída pelo então secretário de turismo Caio Luís de Carvalho, em 1985. Foi feito um concurso estadual em São Paulo que elegeria as 10 melhores receitas de mussarela e margherita. Empolgado com o sucesso do evento, o secretário escolheu a data de seu encerramento como data oficial de comemoração.

Comemoração beneficente
A Pizzaria Bella Capri vai comemorar este dia 10 com uma ação social. A campanha “Bella Ajuda” irá beneficiar duas entidades que estão recebendo 220 pizzas. A venda irá gerar uma renda de quase R$ 7.500,00 para as entidades Lar Nosso Ninho, Therezinha Maria Auxiliadora e Vila Vicentina, obra unida à Sociedade de São Vicente de Paulo.

O lançamento oficial da campanha será na Bella Capri às 11h. O evento terá a presença das entidades beneficiadas, além de parte do público atendido que irá até a pizzaria para, literalmente, colocar a “mão na massa”. Além de aprender sobre o processo de fabricação, as pessoas também farão pizzas que serão assadas e depois degustadas por todos os convidados do lançamento.

Durante a campanha, as pessoas podem escolher a entidade que querem prestigiar e comprar um cupom que dará direito ao desconto de R$ 33,90 (trinta e três reais e noventa centavos) em qualquer pizza do cardápio da Bella Capri. Para efetuar a compra o cliente deve baixar o aplicativo gratuito da pizzaria no celular, escolher a pizza preferida, colocar o código descrito no cupom no campo “Cupom Promocional” e fazer o pedido. As pizzas podem ser retiradas nas lojas Bella Capri, em dias pré-determinados, especificados no cupom. Todo o dinheiro arrecadado fica diretamente com a entidade. A promoção vai até o final de julho.

Pizza saudável
Para os que não querem sair da dieta para comemorar essa delícia, existem diversas opções saudáveis.

Confira algumas receitas:
Pizza de couve-flor Low Carb
Ingredientes:
230g de couve-flor crua
4 ovos
1 xícara de farinha de amêndoa
1 xícara de queijo minas padrão ralado
20g de parmesão ralado
Sal e pimenta do reino a gosto
Azeite de oliva para untar

Preparo
No processador ou liquidificador, triture a couve-flor; acrescente todos os outros ingredientes e bata até formar uma massa homogênea; coloque a massa em uma assadeira de teflon untada com azeite; leve ao forno aquecido a 200 graus por aproximadamente 20 minutos ou até a massa dourar, monte a pizza com os ingredientes de sua preferência e retorne ao forno para finalizar. Pronto!

Pizza de aveia de frigideira
Ingredientes para a massa
1 ovo
1 colher de sopa de farelo de aveia ou farinha de trigo integral
1 colher de iogurte desnatado
1 colher de chá de fermento

Preparo
Misture tudo e coloque em uma frigideira antiaderente e deixe cozinhar por 2 ou 3 minutos, virando de lado quando começar a soltar da frigideira. Para uma massa mais fininha espalhe bem ou use uma frigideira maior. Recheie com mussarela de búfala, tomate cereja e manjericão.

10 Curiosidades sobre a pizza
1. O Rio de Janeiro é a segunda maior cidade consumidora de pizza do país, atrás apenas de São Paulo.
2. A pizza mais cara do mundo é a Bellissima Luxury Pizza, do restaurante Nino’s, em Nova York. Ela é coberta com lagosta fresca, caviar, wasabi e creme fresco.
3. A maior pizza do mundo, com 37,4 metros de diâmetro, foi preparada em 1990 pelo supermercado Norwood Pick’n’pay Hypermarket, em Johannesburg, África do Sul. Foram utilizados 500 quilos de farinha, 800 quilos de queijo e 900 quilos de molho de tomate.
4. Alguns estudiosos acreditam que a pizza foi inventada pelos egípcios, há mais de 5 000 anos, os primeiros a fazer massa com farinha e água.
5. Durante as Cruzadas, no século 11, o pão turco foi levado ao porto italiano de Nápoles. Por lá, os napolitanos tomaram gosto pelo petisco e, finalmente, o aperfeiçoaram. Eles passaram a acrescentar molho de tomate e orégano à massa, que era dobrada ao meio e devorada como um sanduíche.
6. A pizza margherita foi criada por Rafaelle Esposito na taverna mais antiga de Nápoles, no século 19, para bajular a rainha Margherita, esposa de Umberto I. O pizzaiolo enfeitou a redonda com ingredientes que remetiam às cores da bandeira italiana: mussarela (branco), tomate (vermelho) e manjericão (verde).
7. O Dia da Pizza é celebrado na Itália desde 1889, quando o rei Umberto I e a rainha Margherita provaram a receita pela primeira vez.
8. Você acha o Pac Man igualzinho a uma pizza, só que com uma fatia a menos? Foi exatamente essa a inspiração do designer japonês Toru Iwatani, em 1980, para criar o personagem.
9. “Acabar em pizza”. Você sabe de onde vem a expressão usada quando alguém quer dizer que algo não vai dar em nada? De acordo com o livro O Guia dos Curiosos, ela surgiu na década de 50, no clube de futebol Palmeiras. Após grande discussão durante uma reunião, os diretores decidiram deixar a confusão de lado e foram juntos a uma pizzaria.
10. O recorde mundial de comer pizza é do romeno Cristian Dumitru. Durante uma semana, ele comeu o seu próprio peso em pizzas: 90,7 kg.

Últimos Vídeos

Carregando...

Charge

Publicidade

Publicidade

Arquivos

Publicidade