Selecione a página

Férias escolares: e agora?

Programar atividades e passeios com os filhos é solução para manter a criançada entretida

Férias escolares: e agora?

Ariane Padovani

As férias escolares de julho já começaram e é nessa época que os pais mais precisam se desdobrar. Mesmo para as mamães que não trabalham fora, dar conta do pique da criançada e ter criatividade para entretê-los não é tarefa fácil. Por isso, organização é a palavra de ordem para que os pais não se sintam sobrecarregados, nem as crianças entediadas.

A doceira Isabel Ventrilho, de 33 anos, já programou com antecedência os 15 dias em que os filhos Gabriel e Miguel, de 11 e 7 anos, vão ficar longe da escola. “O Gabriel, na semana que vem, vai participar de um campeonato de futebol em Ibaté. E o Miguel, na semana seguinte, vai para um campeonato em Santa Ernestina. Não terão muito tempo para ficar em casa, mas quando estiverem, quero levá-los ao cinema e passear no shopping”, contou.

Para os pais que conseguem conciliar as férias do trabalho com a dos filhos dá para aproveitar a oportunidade para organizar passeios ou até uma viagem em família, como costuma fazer Priscila de Cassia Cassola, de 39 anos, que tem duas filhas, de 14 e 9 anos, e uma enteada de 6 anos. “Eu sempre tiro férias junto com elas e vamos para a casa da minha sogra, em outra cidade. Também vamos ao cinema, ao museu e ao Sesc nos fins de semana”, explicou a farmacêutica.

Com um pouquinho de dedicação e criatividade dá para tornar as férias dos pequenos em momentos divertidos e prazerosos, além de ser uma ótima oportunidade para os pais fortalecerem ainda mais os laços com seus filhos. O importante é lembrar que eles estão crescendo e esses dias em família serão parte fundamental de suas memórias no futuro.

 

Confira algumas dicas de atividades para entreter a criançada

Filmes infantis: Se não tiver nenhum filme adequado à idade do seu filho na programação do cinema, faça uma sessão em casa com filmes que passarão nos canais pagos ou que tenham em provedoras, como a Netflix. Filmes e pipoca é diversão garantida.

Passeios: faça uma lista de locais que possam ser visitados na sua cidade ou na região e programe passeios com a família toda. Zoológicos, museus, caminhadas ecológicas, trilhas ou parques que possuam espaço para praticar esportes são algumas opções que os pequenos com certeza vão adorar.

Leitura: aproveite as férias para incentivar a leitura ao seu filho. Leve-o a uma livraria ou biblioteca e deixe-o escolher as obras que mais o agradam. Pegar um livro para você e reservar algumas horas do dia para acompanhá-lo na leitura é mais uma forma de passarem mais um tempo juntos. O hábito prazeroso pode perdurar também após as férias.

Cursos: sugira que seu filho escolha uma nova atividade para aprender, como um esporte ou algo voltado às artes. Pode ser que ele descubra um talento que não fazia ideia de que tinha e continue praticando mesmo quando as aulas voltarem.

Visitas: faça uma parceria com os pais dos amiguinhos do seu filho para que eles se encontrem em algumas tardes, intercalando as casas. Separe jogos que possam ser feitos em grupo para que eles se divirtam.

Organização: as férias podem ser uma ótima oportunidade para estimular seu filho a “dar aquela geral” no quarto, descartando objetos que não usa mais, organizando brinquedos, roupas e demais itens que tiver no cômodo.

Cozinha: a hora do lanche pode se tornar uma atividade divertida e instrutiva para o seu filho, se ele ajudar no preparo das guloseimas. Opte por começar ensinando receitas simples, como bolos. Vocês passarão um tempo a mais juntos e seu pequeno terá um pouco mais de independência na cozinha no futuro.

Brincadeiras educativas: para evitar que seu filho passe muito tempo no celular, proponha brincadeiras ou jogos de raciocínio e concentração, com disputas em duplas ou grupos. Vale também levá-lo ao parquinho para que a diversão aconteça um pouco fora de casa.

 

Rhanara, Alicia e Beatryz já estão com as férias escolares toda programada

 

Últimos Vídeos

Carregando...

Charge

Publicidade

Publicidade

Arquivos

Publicidade