Select Page

Escolas sem segurança



Ações de vândalos em escolas são recorrentes em Araraquara e vêm chamando a atenção pela falta de respaldo, tanto do estado como do município

Escolas sem segurança

Suze Timpani

Na madrugada do último sábado (17), a Escola Estadual do Jardim dos Oitis que fica situada na Avenida Letícia Maria Uchoa, no Jardim São Rafael II, foi saqueada pela quinta ou sexta vez, de acordo com os funcionários, que já perderam as contas dos furtos.
Na maioria das vezes, os roubos se referem à fiação, deixando as escolas muitas vezes por meses sem energia. No Oitis, um furto de fios que aconteceu em abril, deixou metade da escola sem energia até outubro, quando foi arrumado pela Secretaria de Educação. Segundo informações, as verbas enviadas à Secretaria de Educação não podem ser usadas para compra de equipamentos de segurança, deixando assim as escolas a mercê de vândalos.
Antigamente os prédios escolares tinham um caseiro que inibia ações de ladrões, mas o cargo que foi extinto pelo governo do Estado e, hoje, faz falta.
Os muros altos das escolas também não favorecem a visibilidade da polícia em suas rondas, pois os suspeitos podem estar dentro do prédio e não são vistos.
Creches municipais e Escolas Estatuais são roubadas há muito tempo e poucas providências são tomadas pelo poder público, inclusive muitas vezes abafadas para que a sociedade não seja colocada a par de tal descuido. Muito se fala em “escola sem partido” mas, na realidade, o poder público deveria pensar mais em “escola com segurança”.

O que diz a Secretaria de Educação do Estado

A Diretoria Regional de Ensino de Araraquara lamenta o caso de furto e vandalismo que a Escola Estadual Jardim dos Oitis foi vítima. Os reparos necessários já começaram nessa quarta-feira (21). A unidade acionou a Polícia Militar, registrou Boletim de Ocorrência e solicitou reforço do policiamento no entorno. As atividades não foram interrompidas. A unidade participa do programa Escola da Família, projeto que realiza a abertura de escolas da Rede Estadual de Ensino, aos finais de semana, com o objetivo de criar uma cultura de paz e pertencimento.

Últimos Vídeos

Loading...

Charge do Dia

Publicidade

Publicidade

Arquivos