Selecione a página

Edinho reforça necessidade do combate à violência sexual de crianças e adolescentes

Prefeito participou da abertura de curso voltado a profissionais da rede municipal de atendimento a crianças e adolescentes

Edinho reforça necessidade do combate à violência sexual de crianças e adolescentes

O prefeito Edinho participou da abertura do curso “Metodologias de Prevenção de Violência Sexual para Crianças e Adolescentes na Perspectiva da Autoproteção”, no Centro Internacional de Convenção, na sexta-feira (31), e destacou que as políticas públicas de combate a esse crime precisam ser integradas.

O evento foi realizado pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, por meio do Creas Girassóis (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes (18 de maio).

A atividade foi voltada a profissionais da rede municipal de atendimento à criança e ao adolescente e teve objetivo de capacitar esses servidores sobre questões referentes a sexualidade de crianças e adolescentes, conceitos básicos de violência sexual, identificação de sinais de violência, procedimentos de denúncia e utilização de livros para o trabalho de combate no município.

“A violência e a exploração sexual de crianças e adolescentes estão muito presentes na realidade brasileira, acentuam-se nas famílias em situações de vulnerabilidade social e devem ser combatidas. Precisamos de políticas públicas integradas, de um Estado forte. Parabéns a todos da organização desse evento tão importante”, destacou Edinho.

A secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Jacqueline Barbosa, destacou a importância do tema. “É um dia de muito aprendizado e troca de conhecimentos. É preciso pensar de maneira articulada para que a garantia de direitos seja fortalecida”, disse.

Mesma opinião da gestora do Creas Girassóis, Mônica Favoreto da Silva. “É um dia muito importante para a gente conversar sobre o assunto. É um tema delicado, mas muito importante para todos da rede municipal”, afirmou.

Logo após a abertura, o evento contou com palestra de Caroline Arcari, pedagoga e mestra em Educação Sexual pela Unesp, autora de 4 livros infantis da coleção “Pipo e Fifi” e presidente do Instituto Cores.

Caroline é convidada para importantes congressos nacionais e internacionais na área da sexualidade humana e seu trabalho já formou mais de 30 mil profissionais em diversos municípios brasileiros. Além disso, a profissional ainda presta consultoria ao programa “Encontro com Fátima Bernardes”, da Rede Globo, e atuou em projetos e parcerias com Canal Futura, Unicef e Childhood, entre outros.

Ainda estiveram no evento Jéssica Brandão, representando a Comissão da Infância e Juventude da 5ª Subseção de Araraquara da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), e gestores da Assistência Social e de outras secretarias.

Creas Girassóis

Implantando em 2006, o Creas Girassóis integra o Serviço da Proteção Social Especial da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social e oferece atendimento a crianças e adolescentes vítimas de violência.

A equipe técnica do Creas é capacitada para o acompanhamento das famílias em situação de violação de direitos sexuais. As principais ações são voltadas ao apoio à família, orientação e encaminhamento para os outros serviços da rede, orientação jurídica e apoio no acesso à documentação pessoal. O trabalho é feito por atendimentos psicossociais particulares ou em grupo, visitas domiciliares e oficinas.

Últimos Vídeos

Carregando...

Charge

Publicidade

Publicidade

Arquivos

Publicidade