Selecione a página

Coordenadoria de Agricultura oferece análise de solo gratuita a pequenos produtores

Análise do solo pode aumentar a lucratividade da exploração agrícola e reduzir o impacto ambiental por conta do uso de agrotóxico

Coordenadoria de Agricultura oferece análise de solo gratuita a pequenos produtores

A Prefeitura de Araraquara, por meio da Coordenadoria Executiva de Agricultura, ligada a Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Econômico, está oferecendo análise de solo gratuita a produtores rurais do município. Os beneficiários são os pequenos agricultores familiares que integram o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), oPrograma de Aquisição de Alimentos (PAA), o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) e as Feiras dos Produtores Rurais.

O objetivo é possibilitar o aumento da lucratividade da exploração agrícola e a redução do impacto ambiental e a contaminação das águas por excesso de fertilizantes. Isso porque o procedimento de análise aponta um diagnóstico preciso das condições de fertilidade; o produtor toma conhecimento sobre os tipos de nutrientes e a quantidade exata que seu solo precisa.

De acordo com Silvani Silva, coordenadora municipal de Agricultura, um laboratório especializado foi contratado, por meio de licitação, para prestar o serviço e analisar 200 amostras de solo.

 “A análise é extremamente importante, porque num solo de qualidade é possível produzir mais, gastando menos com agrotóxicos. Além disso, é possível pensar outras políticas de cultivo. O produtor evita despesas desnecessárias com fertilizantes e desperdício com adubos”, afirma Silvani Silva. “A análise serve ainda como prevenção para futuros problemas nutricionais que podem facilitar o aparecimento de pragas e doenças nas lavouras”, acrescenta ela.

Além disso, a análise do solo é uma das exigências das instituições financeiras para disponibilizar crédito agrícola e seguro safra ao agricultor, pois possibilita a avaliação dos riscos do negócio.

Os interessados já podem procurar a Coordenadoria de Agricultura para receber recomendações sobre a maneira correta de colher a terra para análise. Esta amostra será embalada em um recipiente próprio e, em seguida, será encaminhada para o laboratório que fará a análise. O prazo para o retorno da análise é de, aproximadamente, 15 dias.

Últimos Vídeos

Carregando...

Charge

Publicidade

Publicidade

Arquivos

Publicidade