Select Page

Bolsonaro e Doria são eleitos



Em uma das eleições mais conturbadas do Brasil, a população aguarda a posse dos vencedores e o cumprimento das promessas de campanha

Bolsonaro e Doria são eleitos

José A C Silva

Com vitória da direita, Jair Messias Bolsonaro (PSL) obteve 55,1 e Fernando Haddad (PT) 44,9. O ‘mito’ é o novo presidente do Brasil. O novo governador do Estado de São Paulo é o João Doria (PSDB) também da direita e com plano econômico idêntico ao de Bolsonaro, logrou em uma disputa apertada 51,75% dos votos e Márcio França (PSB) perdeu com uma votação de 48,25%.

O deputado estadual Roberto Massafera (PSDB), que não foi reeleito, comentou a disputa acirrada pelo governo do Estado de São Paulo. “O certame foi de boas ideias e prevaleceu o Doria, apesar de que, de maneira democrática, o Márcio França recebeu um pouco mais de votos que o candidato tucano em Araraquara. Estou no fim do meu mandato, independente de ter cargo público vou continuar trabalhando pela cidade”, comentou Massafera.

Os brasileiros não aguentam mais à corrupção da classe política e também a proliferação do crime organizado em nossa nação. Por outro lado temem que a direita implante novamente uma ditadura militar, dentro da votação apertada enxergamos um país dividido. O prefeito Edinho Silva (PT) de branco votou na escola estadual João Manoel do Amaral. Pelo Twitter, ele pediu para que seus correligionários não entrem em confronto com os vencedores do pleito.

 

Urnas de Araraquara

Na votação para presidente em Araraquara, Jair Bolsonaro ganhou com folga com 63,57% dos votos válidos, o que corresponde a 70.340 votos. Fernando Haddad teve 40.311 votos (36,43%). O número de votos brancos foi 3.554 (2,80%) e de nulos 12.744 (10,04%).

Os números para governador, a diferença de votos entre Márcio França e João Dória foi de só 329 votos. O candidato do PSB teve 51.119 votos (50,16%), enquanto o candidato do PSDB teve 50.790 (49,84%). Votos brancos foram 5.724 (4,53%) e nulos 19.234 (15,16%).

Bolito é o novo prefeito de Rincão

Edinho Bolito (PT) foi eleito prefeito de Rincão, nesse domingo (28), com 46,69% dos válidos. Ao todo, ele recebeu 2.511 votos.

Edmundinho (PRB) foi o segundo mais votado, com 1.774 votos (32,99%). Paulinho Catelani (PP) teve 722 votos (13,43%) e o menos votado foi Chiquinho Balestere (PTB) com 371 votos (6,9%).

Brancos e nulos somaram 571 votos (9,6%). 1.876 eleitores não foram votar, uma abstenção de 23,97%.

A vizinha Rincão que foi distrito de Araraquara, atualmente conta com 7.828 eleitores, que elegeram o petista Edinho Bolito como prefeito nas eleições suplementares de 2018. O que motivou a nova eleição foi a cassação eleitoral da prefeita Therezinha Ignez Servidoni por improbidade administrativa.

PSL já pensa em disputar a prefeitura de Araraquara

A união das famílias brasileiras transformou um partido nanico no mais forte do País e do Estado de São Paulo. Aliás, a vitória em São Paulo pode ser considerada esmagadora. Dos 645 municípios, Jair Bolsonaro venceu em 631 a oposição, inclusive, na capital paulista.

Em nome do Partido Socialista Liberal, PSL, de Araraquara e região, o presidente Marcos Custódio agradeceu mais uma vez, humildemente pelos resultados finais destas eleições. O PSL iniciará uma nova história, construída com o apoio e participação das famílias brasileiras.

Nessas eleições o PSL tornou-se um partido mais forte. “Elegemos o Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro”. Foram quatro 4 senadores – Major Olímpio mais votado do Estado de São Paulo com 9 milhões 39 mil e 523 votos (9.039.523 votos); três Governadores, 52 deputados federais, sendo 10 do Estado de São Paulo; 15 deputados estaduais SP.

Com o partido fortalecido Custódio já está formando a o diretório municipal e preparando o PSL local para as eleições municipais de 2020. “Lançaremos candidato próprio para a prefeitura de Araraquara e nomes para o legislativo municipal. Já estamos trabalhando para isso!”, destacou.

Finaliza dizendo que há muito trabalho para ser feito a partir de agora. “Mais uma vez, muito obrigado pelo voto de cada um que acredita e que sonha com um Brasil muito melhor”.

De nanico a gente grande

A filiação de Bolsonaro em março já ampliou, com a janela partidária do início do ano, a bancada do PSL na Câmara. Em 2014, o partido elegeu apenas um deputado federal, mas chegou a uma bancada com oito parlamentares na Casa.

Além da eleição de Bolsonaro, o PSL conquistou a segunda maior bancada na Câmara dos Deputados, com 52 das 513 vagas para parlamentares. Ficou atrás somente do PT (56).

Mas representantes da legenda acreditam que o partido será beneficiado pela lei da chamada cláusula de barreira, que permite que políticos eleitos por siglas que não atingiram a cláusula de desempenho migrem para outros partidos sem perder o mandato. Há 14 partidos nessa situação.

Além disso, o PSL também conquistou quatro das 81 cadeiras no Senado e elegeu três candidatos a governador. Nas assembleias legislativas, as conquistas também foram exponenciais – como a votação recorde de Eduardo Bolsonaro, filho de Jair Bolsonaro, com deputado federal por São Paulo.

Lula tranquilo com o resultado da eleição

Luiz Inácio Lula da Silva recebeu com “tranquilidade” a notícia da derrota de Fernando Haddad para Jair Bolsonaro (PSL) no segundo turno das eleições presidenciais. Quem revelou a reação do ex-presidente foi Emídio de Souza, secretário nacional de finanças do PT.

Emídio se reuniu com Lula na manhã dessa segunda-feira (29), na Superintendência da Polícia Federal (PF) em Curitiba, onde o ex-presidente está preso. O advogado Luiz Eduardo Greenhalgh também participou da reunião, que durou cerca de três horas.

“Ninguém fica contente com um resultado desses. Mas, normal, tranquilo. Em uma longa trajetória, já ganhamos e já perdemos”, afirmou o secretário do PT, que também atuou como conselheiro de Haddad na campanha petista.

A próxima visita que Lula deve receber é a de Fernando Haddad. A expectativa é que o presidenciável derrotado visite o líder petista nesta terça (30) ou na quarta-feira (31).

Últimos Vídeos

Loading...

Charge do Dia

Publicidade

Publicidade

Arquivos