Select Page

Araraquara “ferve” acima dos 40 graus



Neste verão, pelo menos até agora, em nenhum dia tivemos menos de 30º

Araraquara “ferve” acima dos 40 graus

Araraquara está fervendo. Pelo menos essa é a sensação. Desde o início do verão, em dezembro, a temperatura está sempre acima dos 30 graus e a sensação térmica a mais de 40º. Nem em dias de chuva, o cenário muda muito. O jeito é se refrescar de todas as maneiras possíveis.
Segundo André Leonardo Lourenço, de 23 anos, paulistano, mas que, por motivos de trabalho, acabou vindo parar na cidade, a Morada do Sol, como é chamada Araraquara, tem feito jus ao nome. “É muito quente, para dormir uso dois ventiladores. Lá [na capital] tem dias que é calor bravo também, mas aqui beira o insuportável”, comenta o jovem, que passou em um concurso público, e por isso, se mudou.

Para André, o fato do dia aqui ser mais longo contribui com o calor. “Aqui o sol se põe já mais de 20h, no horário de verão. Isso faz com que essa sensação térmica esteja sempre alta também”, diz o servidor público que acabou achando na própria cidade, maneiras de se refrescar. “Eu não conheço muito, mas aqui há lugares ao ar livre que são ótimos. A Rua 5 por exemplo, o Parque do Pinheirinho, aqui tem bastante lugares, além é claro, das sorveterias da cidade que são muito boas”, finaliza.

Uma forma de refresco seriam as chuvas, certo? Errado. Nesse mês de janeiro, por exemplo, quase metade, até o momento, teve chuva. O problema é outro. Segundo dados da Defesa Civil, até agora, tivemos 13 dias de chuvas no mês, porém são chuvas isoladas. Isto é, só chove em alguns poucos pontos da cidade, por isso, não são suficientes para mudar drasticamente a temperatura ambiente. Por isso, o calor permanece.
E pelo jeito isso se tornará uma constante, pelo menos até o final do verão. “Há dados que mostram frentes frias vindas do Sul chegando à região, porém quando elas entram nas chamadas zonas convergentes, perdem força e não conseguem chegar até aqui. Isso, provavelmente, dure o verão todo”, relata a nota enviada pela Defesa Civil.
Outro dado a se levar em conta é a sensação térmica. De acordo com o comunicado, a sensação é muito subjetiva, pois varia do local em que se esteja no momento da medição, assim como a temperatura em si. Os dados apontam que a máxima em Araraquara chegou a 37º, porém a sensação térmica de janeiro está acima de 40º, os dados são do site sensacaotermica.com.br. Isso ocorre justamente por causa da variação de local e horário em que é medido. A sensação térmica estima a relação entre a temperatura real e os fatores externos que potencializam este desconforto.

Últimos Vídeos

Loading...

Charge do Dia

Publicidade

Publicidade

Arquivos