Select Page

A vez do Flag

A vez do Flag

O ano de 2018 é especial para o esporte de Araraquara, pois marca a fundação de um novo time na cidade. Trata-se do Goats, equipe que tem o principal objetivo de difundir na região o Flag Football, uma versão do futebol americano.
A equipe foi fundada neste ano, mas teve seu primeiro “embrião” surgido há dois anos quando Paulo Fernando da Silva e Michael Douglas da Silva criaram o Araraquara Warriors, time que passou por muitas mudanças até chegar ao que é hoje. “A equipe passou por uma reformulação, mudança de diretoria, mudanças de propostas de jogo e por isso foi mudado o nome”, explica Bolival Aparecido Mendonça Júnior, conselheiro e atleta da equipe onde atua como quarterback.
O elenco do Goats Flag Football conta hoje com 18 jogadores em seu time principal. “A ideia é crescer e esperamos implantar em breve um time feminino e um time infantil, para crianças a partir de oito anos de idade”, explica Bolival.
Quem se interessar em conhecer ou praticar a modalidade deve se dirigir ao treino da equipe, que ocorre todos os sábados, às 15h30, no campo localizado na Praça Scalamandré Sobrinho, em frente ao Hotel Ibis e ao Estádio da Fonte Luminosa. O contato com a equipe também pode ser feito pela página no Facebook.

Primeiro jogo acontece hoje
O antigo time do Araraquara Warriors chegou a atuar em dois amistosos e um campeonato. Já o Goats tem seu primeiro amistoso marcado para hoje, 8 de julho, às 16 horas, no mesmo campo onde são realizados seus treinos, em frente à Fonte Luminosa. O time araraquarense enfrentará o Alligators Flag Football, de Ribeirão Preto, e o público poderá acompanhar gratuitamente o duelo.
“O Alligators é um time bem estruturado e vamos enfrentar a equipe juvenil deles. A ideia desse primeiro jogo é a troca de experiências e de informações”, acrescenta Bolival.

Metas
Bolival conta que a equipe sonha em disputar o Campeonato Paulista já no ano que vem, e posteriormente integrar o Campeonato Brasileiro, por isso vem buscando alternativas para evoluir cada vez mais.
Uma delas envolve o local para seus treinamentos. No momento, o time divide o campo com o Espaço Criança, mas uma reunião com o Orçamento Participativo da Prefeitura abriu a possibilidade da utilização de um campo na Vila Harmonia. O local seria utilizado pela equipe, que ficaria com a responsabilidade de cuidar de sua manutenção.

Flag Football
As regras básicas do Flag são similares as do futebol americano, mas em vez de derrubar o jogador com a bola ao chão, o defensor deve retirar uma fita (Flag) para parar um down. Na maioria das jogadas, os jogadores usam um cinto, onde as duas flags estão presas por um velcro.
“O equipamento do futebol americano custa em torno de R$ 8 mil por jogador, um valor realmente muito alto, principalmente para quem está começando. Então o Flag tem a função de diminuir o risco de lesões e ao mesmo tempo baratear a prática do esporte”, completa Bolival.

Time de ataque:
Bolival – Quarterback
Eduardo – Center
Paulo Fernando – Guard
Kauan – Guard
Erik – Tight end
Yuri – Tight end
Grecco – Running back
Igor – Wide receiver
Gabriel Loureiro – Wide receiver
Gabriel – Wide receiver

Time de defesa:
Nose: Paulo Fernando e Henrique Araujo;
Blitzer: Murilo;
Cornerback : Vitor e Dantas;
Middle linebacker: Tiago;
Linebacker : Eduardo e Endrigo

Últimos Vídeos

Loading...

Arquivos