Selecione a página

Zona Azul Digital de Araraquara implementa controle e fiscalização por câmeras

Número da Zona Azul- Araraquara conta com o total de 1.099 vagas, das quais: – 59 de idosos; – 17 de Zona Branca; Vaga Inteligente – Em 2016 a Estapar lançou a nova versão do Aplicativo da Zona Azul Digital, Vaga Inteligente (www.vagainteligente.com.br), que ficou muito mais leve e interativo. O serviço permite que o […]

A Secretaria de Trânsito e Transportes de Araraquara e a Estapar iniciam o novo projeto de modernização tecnológica e operacional da Zona Azul Digital, o monitoramento das vagas por veículos com câmeras.
Este formato de gerenciamento está de acordo com a novação do TAC que Prefeitura de Araraquara e a concessionária da Zona Azul assinou junto ao Ministério Público de Araraquara, que regulamentou a fiscalização através de vídeo monitoramento.
“Com este novo formato Araraquara entra para a lista das mais modernas do mundo no gerenciamento e controle das vagas do rotativo. Esse investimento em tecnologia trará ainda maior eficiência no controle do sistema para o usuário e Poder Público”, destaca Adelcio Antonini, diretor da Estapar.
A Prioridade inicial será orientação e o esclarecimento de dúvidas dos usuários. Nos meses de novembro e dezembro as orientadoras da Estapar atuarão nas ruas com o objetivo de informar e explicar a respeito do novo sistema de fiscalização. Importante destacar que nenhuma regra do sistema rotativo já existente sofrerá alterações.
Além da fiscalização do uso irregular das vagas, será possível também o enviou de dados dos veículos estacionados à Polícia Militar e demais órgãos de segurança do município, que poderá detectar fiscalização de veículos roubados através da leitura da placa do veículo através da tecnologia OCR (sigla em inglês – Reconhecimento Óptico de Caracteres). É mais um instrumento que ajudará muito na fiscalização, nas áreas de Zona Azul, proporcionando maior segurança e conforto para clientes e comerciantes destes locais.
Como funciona – O monitoramento das vagas a partir de agora também contará com o apoio de veículo que circulará pelas ruas da região central da cidade. Este veículo que têm 5 câmeras cada um, GPS e leitor de placas.
As placas dos automóveis serão identificadas e as imagens registradas, enviadas para a central de monitoramento da Estapar e também para o sistema da Secretaria de Trânsito e Transportes da cidade.
O monitoramento do estacionamento rotativo identificará veículos que foram notificados para pagamento da tarifa, na mesma vaga por mais de duas horas, todas as imagens serão enviadas diretamente para o sistema no Departamento de Trânsito.
Com esse controle mais rigoroso o usuário terá de respeitar as regras do estacionamento rotativo para evitar as multas – que atualmente é grave no valor de R$ 195,23 – de responsabilidade do Poder Público.

Número da Zona Azul- Araraquara conta com o total de 1.099 vagas, das quais:

– 980 de Zona Azul;

– 59 de idosos;

– 43 de deficientes;

– 17 de Zona Branca;

Mobilidade Urbana- O sistema de Zona Azul Digital, administrado pela Estapar, tem como objetivo melhorar significativamente a mobilidade urbana da cidade.
Desde que foi implantada em 2002, a Zona Azul vem colaborando diretamente com o dia a dia dos motoristas que precisam utilizar o centro da cidade e a região do comércio.

Vaga Inteligente – Em 2016 a Estapar lançou a nova versão do Aplicativo da Zona Azul Digital, Vaga Inteligente (www.vagainteligente.com.br), que ficou muito mais leve e interativo. O serviço permite que o usuário da cidade emita, renove e regularize o tíquete da Zona Azul diretamente pelo celular, dispensando o uso de parquímetro.
Vale destacar que o aplicativo da Estapar utilizado na Zona Azul de Araraquara, inspirou a prefeitura de São Paulo, através da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), a ser a primeira grande capital do Brasil a implantar a Zona Azul Digital na capital paulista, que utiliza o Vaga Inteligente.
Em caso de dúvidas, as agentes da Estapar prestarão toda a orientação necessária aos motoristas. O usuário pode ainda entrar em contato pelo telefone (16) 3333-4689 ou ir até a Central de Atendimento fica na Avenida Duque de Caxias, 738, Centro.

Últimos Vídeos

Carregando...

Charge

Publicidade

Publicidade

Arquivos

Publicidade