Select Page

Vendas do varejo na região de Araraquara cresceram 11,8% em novembro



O faturamento real do setor foi de R$ 1,77 bilhão no período analisado

Vendas do varejo na região de Araraquara cresceram 11,8% em novembro

As vendas do comércio varejista na região de Araraquara registraram faturamento real de R$ 1,77 bilhão em novembro de 2018. O crescimento foi de 11,8% em relação ao mesmo mês de 2017, o segundo melhor desempenho entre as regiões paulistas no período analisado. De janeiro a novembro de 2018, a elevação acumulada foi de 5,9%. No acumulado dos últimos 12 meses, o crescimento foi de 5,6%.

Os dados são da Pesquisa Conjuntural do Comércio Varejista do Estado de São Paulo (PCCV), realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) em parceria com o Sincomercio Araraquara, com base em informações da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP). Em novembro, oito das nove atividades pesquisadas obtiveram expansão em seu faturamento real no comparativo anual, com destaque para os setores de eletrodomésticos, eletrônicos e lojas de departamento (55,7%); e supermercados (8,9%). Juntos, contribuíram para o resultado geral com 7,8 pontos porcentuais (p.p.). O único segmento a registrar queda no desempenho foi o de lojas de móveis e decoração (-8,8%). No entanto, não exerceu impacto negativo significativo nas vendas.

De acordo com o Núcleo de Economia do Sincomercio, o grande impulsionador das vendas no mês de novembro é a Black Friday, principalmente para os segmentos de eletrodomésticos, eletrônicos e lojas de departamento, que foi a atividade com melhor desempenho. O mês de novembro apresentou o melhor resultado de crescimento nas vendas em 2018 até o momento, com a comparação realizada em relação ao mesmo mês do ano passado. A trajetória de crescimento no faturamento do varejo local, que registrou em novembro de 2018 a 34ª alta consecutiva, vem consolidando um ciclo de recuperação do comércio após a crise de 2014-2016. As sucessivas reduções nas taxas de juros vêm facilitando a concessão de crédito, ampliando tanto os investimentos como também o consumo. Este cenário promove a manutenção das expectativas positivas quanto ao fechamento de 2018 e em relação ao resultado de vendas do mês de dezembro, período mais importante do ano para o varejo.

Últimos Vídeos

Loading...

Charge do Dia

Publicidade

Publicidade

Arquivos