Select Page

Vacinação contra a gripe começa na próxima semana



A dose dada é a trivalente, que protege contra três vírus da influenza: A (H1N1), A (H3N2) e um tipo da B

Vacinação contra a gripe  começa na próxima semana

Com a chegada do outono, e em muitos dias a mudança brusca de temperatura, não há organismo que consiga acompanhar as alterações climáticas no mesmo ritmo. Com isso, as doenças respiratórias e as gripes chegam para ficar.

A campanha de vacinação deste ano, contra a gripe, deve começar a partir da semana que vem (23), segundo o Ministério da Saúde.

Assim como nos outros anos, o Sistema Único de Saúde (SUS) fará a imunização, primeiro, para grupos de risco – idosos, crianças de seis meses até cinco anos, grávidas e mulheres que deram a luz há até 45 dias.

Nessa lista entram também pacientes com doenças crônicas ou condições clínicas especiais (diabéticos, obesos, etc.), profissionais da saúde, presidiários, funcionários do sistema prisional e indígenas.

A dose dada é a trivalente, que protege contra três vírus da influenza: A (H1N1), A (H3N2) e um tipo da B.

Segundo a enfermeira responsável pela Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) da Santa Casa de Araraquara, Jéssica Cantão, o principal objetivo da campanha não é evitar que as pessoas peguem gripe, mas reduzir as complicações que ela causa. “A vacinação é para evitar pneumonias e outros problemas maiores que podem acontecer”, explica.

Quem não é grupo de risco pode tomar a vacina em clínicas particulares.

“É importante salientar que, a gripe é transmitida diretamente de pessoa a pessoa, e ocorre por meio de gotículas expelidas ao falar, espirrar e tossir. As mãos são o principal canal de transmissão, portanto, precisam ser higienizadas constantemente nesse período”, conclui o médico infectologista da Santa Casa, André Nogueira.

Se você pertence ao grupo de risco, procure o posto de saúde do seu bairro para tomar a vacina.

Em Araraquara

A Vigilância Epidemiológica e o Sesa (Serviço Especial de Saúde de Araraquara) informam que no ano de 2018 ainda não foi registrado nenhum caso de gripe na cidade.

Últimos Vídeos

Loading...

Charge do Dia

Publicidade

Publicidade

Arquivos