Selecione a página

Vacinação antirrábica terá Dia D em agosto

Já foram distribuídas mais de 10.700 doses

As secretarias de Saúde e de Meio Ambiente marcaram para odia 4 de agosto, sábado, uma mobilização para que cães e gatos de Araraquara recebam a vacina antirrábica. Ao todo, 16 locais estarão preparados para distribuir as doses da vacina, além do Centro de Triagem e Abrigamento de Animais, no Parque Pinheirinho.

Desde o início da campanha emmaio, já foram distribuídasmais de 10.700 doses.A expectativa é que mais 20 mil animais sejam imunizados no primeiro sábado de agosto.

“Precisamos reforçar a importância da vacinação para que muitas doenças possam ser evitadas. Afinal, certas espécies de animais atuam como transmissores, hospedeiros, intermediários e reservatórios de microorganismos que produzem efeitos às vezes mortais entre os seres humanos”, comenta o secretário de Meio Ambiente, José dos Reis Santos Filho.

Os animais acima de quatro meses de idade precisam ser imunizados. A raiva pode ser transmitida ao homem através de mordida. Quase 100% dos animais que apresentam a doença acabam morrendo. Cães e gatos, em especial os que vivem em áreas rurais, estão mais propensos a contatos com morcegos e canídeos silvestres e, por isso, mais expostos ao contágio.

Existem duas formas de raiva canina, uma delas é a furiosa, que é a forma que o animal apresenta inquietação, tendência ao ataque, dificuldade na alimentação e latido bitonal. A outra é a forma muda, com inquietação, ausência de ataque e tendência a se esconder. Nas áreas rurais, além de cachorros e gatos, bovinos, equinos, suínos, caprinos e ovinos também podem ser acometidos pela doença.

A vacinação antirrábica é gratuita e destinada apenas a cães e gatos a partir dos quatro meses de idade. Para vacinar os animais, basta se dirigir ao posto de vacinação mais próximo, das 9h às 17h.

Últimos Vídeos

Carregando...

Charge

Publicidade

Publicidade

Arquivos

Publicidade