Select Page

Vacinação antirrábica começa hoje em 13 postos volantes

Vacinação antirrábica começa  hoje em 13 postos volantes

Começa hoje (1), em 13 postos volantes, a campanha anual de vacinação antirrábica, com a expectativa de imunizar contra a raiva cerca de 30 mil cães e gatos do município. A campanha será realizada pela Prefeitura de Araraquara, por meio da Vigilância em Saúde e Centro de Zoonoses, órgãos ligados à secretaria municipal da Saúde.

A vacina é a única forma de prevenção segura da raiva, que é transmitida pelo contato com a salina de um animal doente, principalmente por meio de mordida, e é fatal em quase 100% dos casos. Por isso, todos os animais com mais de três meses devem ser vacinados, exceto os doentes, com diarreia, secreção ocular ou nasal, falta de apetite, convalescentes de cirurgias ou outras enfermidades, Nestes casos, é importante consultar um veterinário antes.

O proprietário do animal também deve se atentar quanto ao transporte correto: no caso, cães na coleira e guia, e gatos em caixas de transporte apropriadas (ou similar), para evitar fugas ou acidentes. Somente adultos com condições de conter os animais devem conduzi-los ao local de vacinação, para evitar transtornos.

A vacinação será gratuita e vai ser realizada nos sábados do mês de setembro, nos dias 1, 15, 22 e 29, em pontos móveis espalhados pelos bairros.

O horário da vacinação em todos os bairros será sempre das 8h às 16h30.

Cerca de 78% das crianças já foram vacinadas

Dia D contra sarampo e pólio também é hoje

Será realizado também neste sábado (1), das 8h às 16h30, na sede da Coordenadoria Executiva de Vigilância em Saúde, no Cear, mais um Dia D de Mobilização Nacional contra o sarampo e a paralisia infantil. Todas as crianças com idade entre 1 a 4 anos, 29 meses e 11 dias, devem receber as doses, independentemente de sua situação vacinal.

A campanha começou no dia 4 de agosto e Araraquara tem números de cobertura bem positivos. Dados da coordenadoria de Vigilância em Saúde mostram que Araraquara já havia vacinado neste semana 78,68%, das cerca de  9,5 mil crianças com idade para receber a vacina contra a pólio, e 77,07% contra o sarampo.

Segundo a coordenadora de Vigilância em Saúde, ligada à Secretaria Municipal de Saúde, Joice Nogueira, o objetivo da ação é fazer a cidade atingir a meta de 95% do público alvo.

Na próxima semana, a secretaria municipal de Saúde deve começar a ação denominada buscativa dos faltosos. Ou seja, através dos registros nos postos de saúde, os pais que não levaram os filhos para receber as vacinas serão contatados.

Últimos Vídeos

Loading...

Arquivos