Selecione a página

Território da Arte promove oficina de Técnicas Históricas de Pintura

O artista Christophe Spoto conduziu a atividade na tarde desta terça-feira, dia 14, na Casa da Cultura

Território da Arte promove oficina de Técnicas Históricas de Pintura

Na tarde dessa terça-feira (14), a programação do 16º Território da Arte de Araraquara realizou a oficina de “Técnicas Históricas de Pintura e seu uso na arte contemporânea”, com o artista Christophe Spoto. A atividade gratuita foi realizada na Casa da Cultura Luiz Antônio Martinez Corrêa.

A oficina apresentou uma introdução a fabricação artesanal de tintas, com exercícios práticos e com a fundamentação teórica, para apresentar possibilidades de uso de materiais históricos na arte contemporânea.

“Os alunos trabalharam com pigmentos e médiuns históricos, como terras naturais e goma-arábica”, explica Christophe. “As relações de contraste, saturação, matiz, opacidade e transparência desses materiais e da composição das tintas foram apresentadas através de conceitos de física e química em uma linguagem simples e acessível”.

Vale lembrar que a programação desta semana, além das diversas exposições, também apresenta outras duas atividades. Na tarde desta quinta-feira, dia 16, das 15h às 16h30, na Casa da Cultura Luiz Antônio Martinez Corrêa, será realizada uma visita pela Pinacoteca Mario Ybarra de Almeida: é o programa “Conexão Pinacoteca”, que apresenta como guias as arte-educadoras Rita Michelutti e Julia Gottsfritz.

Depois, no sábado, dia 18, o Território da Arte de Araraquara realiza outras atividades no auditório da Biblioteca Municipal Mário de Andrade. Das 10h às 12h será realizada “Vivências Familiares” dentro da Programação Educativa que atenderá as crianças enquanto seus familiares participam da mesa.

Às 10h, uma mesa redonda abre a exposição “Visualidades na/para/da/com a Maternidade e Paternidade Contemporânea”. A mesa conta com mediação de Denise Zakaib, e apresenta os artistas: Itaiana Battoni, Rodrigo Bueno, Lucas Tannuri, Lívia Dotto Martucci – estes artistas que permeiam a exposição “Visualidades na/para/da/com a Maternidade e Paternidade Contemporâneas” com produções de períodos anteriores e/ou posteriores à maternidade/paternidade, oportunizando reflexões de como a visualidade transformou-se após o nascimento dos filhos.

A exposição permanece em cartaz até 09 de junho. Toda a programação é gratuita.

Últimos Vídeos

Carregando...

Charge

Publicidade

Publicidade

Arquivos

Publicidade