Selecione a página

Tarifa de água e esgoto de Araraquara é uma das menores do estado

Dentre as dez primeiras cidades do comparativo, Araraquara é a única que não cobra consumo mínimo

A lista mostra Araraquara na oitava colocaçãoEm pesquisa realizada periodicamente pela Controladoria, o Daae está na oitava colocação, apresentando uma das tarifas mais baratas, quando comparada a cidades de porte semelhante do Estado de São Paulo.

O abastecimento de água é tarifado pela prestação dos serviços de captação, adução (transporte) da água bruta, tratamento, reservação, distribuição da água tratada a 100% da área urbana e manutenção de todo esse sistema, composto de três captações de água de superfície, duas estações de tratamento, 27 poços profundos, mais de 1,4 mil km de rede de água e 41 reservatórios.

Em relação ao esgoto, as tarifas são referentes à coleta, afastamento e tratamento, sendo que Araraquara trata 100% do esgoto coletado. Vale ressaltar que, a eficiência do tratamento está em 70%, abaixo dos 80% que a legislação estadual exige, mas acima dos 60% exigidos pelo Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama). Porém, a atual administração está tomando providências para melhorar a eficiência da Estação de Tratamento de Esgotos de Araraquara, fazendo investimentos, como a aquisição de novos equipamentos e manutenção dos existentes.

A tarifa de água e esgoto é classificada em categorias residencial, comercial, industrial e pública. Dos municípios pesquisados, Araraquara é única que não tem cobrança mínima e ainda conta com o Fundo Social, que atende famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

Últimos Vídeos

Carregando...

Charge

Publicidade

Publicidade

Arquivos

Publicidade