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Sobe o número de furtos e fraudes de energia em Araraquara e São Carlos

Sobe o número de furtos e fraudes de energia em Araraquara e São Carlos

 

 A CPFL Paulista, distribuidora do Grupo CPFL Energia que atende 4,3 milhões de clientes em 234 municípios no Estado de São Paulo, intensificou a fiscalização contra fraudes e furtos de energia em São Carlos e Araraquara. No primeiro semestre de 2018 ante o de 2017, a concessionária registrou um crescimento de 24,71% no número de irregularidades identificadas, passando de 910 para 1.135 casos.

 

São Carlos contabiliza o maior número de irregularidades identificadas, alcançando a marca de 1.044 ocorrências após 3.682 inspeções realizadas. Ou seja, as equipes de campo da CPFL Paulista identificam uma irregularidade a cada três inspeções na cidade. Em Araraquara, foram registrados 91 casos após 1077 inspeções (ver tabela abaixo).

 

No primeiro semestre de 2018, considerando as cidades de Araraquara e São Carlos, a CPFL Paulista conseguiu recuperar um volume de 2.724 MWh de energia furtada, um crescimento de 24,7% na comparação com igual período de 2017. O volume recuperado seria suficiente para abastecer 1.513 famílias compostas por até quatro pessoas ou o consumo de uma cidade do porte de Borebi (1.046 mil clientes) por um ano.

 

Cidades

Período

Inspeções Realizadas

Irregularidades

Energia recuperada (MWh)

Casas por 1 ano

São Carlos

2017 (1SEM)

2.571

486

1.165

648

2018 (1SEM)

3.682

1.044

2.506

1.392

Araraquara

2017 (1SEM)

1.851

424

1.018

566

2018 (1SEM)

1.077

91

218

121

Total

2017 (1SEM)

4.422

910

2.183

1.214

2018 (1SEM)

4.759

1.135

2.724

1.513

 

O resultado é fruto da maior assertividade do trabalho desenvolvido pela Diretoria Comercial do Grupo, que vem adotando novas tecnologias e aplicando mais inteligência em seus processos de monitoramento e análise.

 

Segundo o Diretor Comercial da CPFL Energia, Roberto Sartori, os investimentos em inteligência no monitoramento têm sido um grande aliado na identificação das fraudes e furtos de energia nas redes da distribuidora. “A integração com os órgãos públicos e autoridades policiais também tem sido fundamental nessas operações que visam o combate às ligações clandestinas. Todas essas ações possibilitaram a identificação de um número maior de irregularidades na rede em 2018”, afirma o Sartori. 

 

Consumidores da CPFL Paulista podem contribuir para o combate às fraudes e furtos por meio dos canais de denúncia disponibilizados pela concessionária. Denúncias podem ser realizadas pelo e-mail denunciafraude@cpfl.com.br, pelo telefone 0800 774 4286 ou pelo site www.cpfl.com.br (clique no banner “Serviços On-line” e em seguida entre na aba “Serviços Técnicos”. Escolha a opção “Denúncia de Furto de Energia”).

Furtos e fraudes são considerados crime

 

As fraudes e furtos de energia são crimes previstos no Código Penal, e a pena pode variar de um a quatro anos de detenção. Além disso, para os fraudadores também são cobrados os valores retroativos referentes ao período em que ocorreu o roubo, acrescidos de multa. As distribuidoras do Grupo CPFL, que atuam em São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná, têm atuado em parceria com o poder público para coibir estas práticas.

 

Além de crime, as irregularidades contribuem para tornar a conta de luz mais cara para todos os consumidores. Isso ocorre porque a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) reconhece nas chamadas “perdas comerciais”, como são denominados os furtos e as fraudes no jargão do setor elétrico, uma parcela do prejuízo da distribuidora com o valor da energia furtada e dos custos para identificar e coibir as irregularidades.

 

Outra consequência negativa dos furtos e fraudes de energia é a piora na qualidade do serviço prestado, prejudicando todos os consumidores. As ligações clandestinas sobrecarregam as redes elétricas, deixando o sistema de distribuição mais suscetível às interrupções no fornecimento de energia. A regularização destes clientes traz cidadania para essa parcela da população e beneficia todos os consumidores com um serviço de melhor qualidade.

 

Consumidores que adotam esta prática, popularmente conhecida como “gato”, também estão colocando em risco as suas vidas e da população. Pessoas não habilitadas que tentam manipular o medidor de energia ou realizar ligação direta na rede elétrica correm o risco de choque e acidentes graves, que podem ser fatais.

 

A fraude e furto de energia também tem um impacto social significativo, uma vez que não há arrecadação de impostos sobre a parcela de energia furtada. Isso diminuiu a disponibilidade de recursos do poder público para investimentos em saúde, segurança e educação.

 

Atuação preventiva

 

O Grupo CPFL desenvolve ativamente uma estratégia de monitoramento e análise do perfil de consumo de seus clientes, de modo a identificar possíveis variações no consumo de energia elétrica que indiquem perdas comerciais.

 

Desde 2016, esse trabalho foi fortalecido com o projeto da telemedição dos grandes clientes industriais e comerciais do Grupo. Mais 26 mil medidores inteligentes foram instalados nestes consumidores, possibilitando o monitoramento em tempo do consumo de energia e tornando mais eficaz o processo de identificação de fraudes.

 

Apesar das ligações irregulares (perdas comerciais) representarem menos de 2% no total de perdas de energia de suas distribuidoras, a CPFL Energia trabalha para diminuir ainda mais este índice visando reduzir o encarecimento da conta de luz dos consumidores, manter a qualidade dos serviços prestados pela companhia e garantir, por consequência, a segurança da população.

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