Selecione a página

Segurança dos condomínios depende da postura de moradores

Comportamentos inadequados no dia a dia podem dar brechas para a ação de invasores

Segurança dos condomínios depende da postura de moradores

Cada vez mais os prédios e condomínios estão mais equipados com sistemas de segurança: câmeras, seguranças 24 horas na porta, serviço de ronda noturna e muitos outros, mas de nada nada isso adianta todo esse aparato, se os porteiros e os funcionários não estiverem conscientizados com as regras de conduta.

Os comportamentos inadequados podem dar brechas para a ação de invasores, por isso segundo Rodrigo Karpat, advogado especialista em administração de condomínio algumas regras devem ser observadas:

Ninguém entra no prédio sem identificação e sem a liberação do morador. Não saber quem está circulando pelo empreendimento é um dos principais pontos de vulnerabilidade dos condomínios. Portanto, fazer o cadastro de visitantes e prestadores de serviços, com nome, foto, documento, número da unidade aonde vai, hora de chegada e saída, é fundamental e precisa ser realizado a cada novo acesso.

 

Entregas

Entregadores também podem se valer do acesso facilitado ao empreendimento para colher informações ou realizar ações criminosas. Neste caso, a orientação é a de que os condôminos desçam até a portaria para receber seus pedidos. A medida pode ser aprimorada se a entrega for realizada em portões do tipo “gaiola” ou pela passagem de encomendas.

 

Sinais

Criminosos podem ameaçar moradores para que facilitem sua entrada no condomínio, seja a pé ou pela garagem. Em muitos lugares já existe a vaga do pânico, que nada mais é que uma vaga de garagem que o morador para quando está sob a mira de um ladrão. Isso facilita o entendimento do porteiro que tem alguma coisa errada. Outros códigos podem ser combinados como sinais de faróis para indicar que tem algo errado.

Essas são algumas regras que devem ser seguidas para que se tenha mais segurança nos condomínios.

Últimos Vídeos

Carregando...

Charge

Publicidade

Publicidade

Arquivos

Publicidade