Select Page

Secretário destaca obras em andamento no município



João Bernal ressaltou os altos custos dos novos equipamentos, que serão instalados no Teatro Municipal

Secretário destaca obras em andamento no município

O secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, João Bernal, destacou nessa quarta-feira (11), em entrevista ao programa ‘Canal Direto com a Prefeitura’, a importância da recuperação das duas pontes do Assentamento Monte Alegre, e a travessia da antiga barragem, destruídas por fortes chuvas em 2016 impedindo o deslocamento dos moradores do local.

Bernal destacou também a obtenção de verbas pelo governo Edinho por meio de convênios com as esferas governamentais e também emendas parlamentares, que possibilitarão a recuperação asfáltica de diversas vias públicas de Araraquara, além da nova iluminação externa da Pista de Atletismo Armando Garlippe.

Pontes do Monte Alegre

 “Esta situação tinha que ser resolvida de qualquer maneira, já que em janeiro de 2016 a barragem do assentamento rompeu e arrastou duas pontes do seu interior, além de mais outras duas na área do município de Motuca”, disse Bernal.

Com grandes alturas em ambas as pontes, foram necessários cálculos estruturais para as cabeceiras e a recomposição da barragem, que tinha oito metros de profundidade e um vão de cerca de 50 metros de largura.

A situação, complicada, isolou a população do assentamento, fazendo com que o percurso do ônibus escolar, por exemplo, que era feito em dez minutos, passasse a demorar quase uma hora. “Felizmente, conseguimos os recursos financeiros junto à Defesa Civil do Estado e, com a elaboração do projeto, uma das pontes já está  concluída e a outra está em fase de execução das obras”.

De acordo com o secretário, isso é muito importante porque só quem já viu a situação antes, sem as pontes, sabe o que a população do assentamento sofreu. Com acesso para Silvânia, até 2.500 pessoas, só do Monte Alegre, passaram por essa situação desde 2016.

Recapeamento asfáltico

 “Já estão disponibilizados recursos financeiros pelo Estado, e através de emendas parlamentares, totalizando cerca de R$ 8 milhões, que serão investidos em obras de recape pela cidade”, garantiu.

Segundo o secretário, existe uma lista grande de vias públicas no nosso cronograma e com isso serão recuperados muitos quarteirões.

Teatro Municipal

 “Estamos concluindo as obras de reforço de fundação no saguão de entrada do Teatro Municipal, com dez pontos de estacas de reação do tipo ‘Mega’. Infelizmente, não poderá ser reaproveitado o granito do piso, que é antigo e difícil de encontrar. Além disso, o piso também cedeu. Após essa etapa de alinhamento e nivelamento, serão recolocados os vidros e refeito o piso do saguão”, explicou.

Segundo ele, a equipe vai trocar o revestimento da sala de espetáculos, que era de madeira e agora terá de ser substituído por outro material. “O mais difícil nessa obra de recuperação são os altos custos dos novos equipamentos, que serão instalados pela Secretaria Municipal de Cultura: revestimento, urdimento, ar condicionado, e carpetes e cortinas, todos destruídos por cupins”.

Últimos Vídeos

Loading...

Charge do Dia

Publicidade

Arquivos