Selecione a página

Saúde retoma programa antitabagismo

Durante seis semanas, em toda quarta-feira, das 15h às 16h30, a equipe orientará os dependentes do cigarro

Dr. Fábio Fernandes de AlmeidaUma equipe do Estratégia Saúde da Família (ESF) do Jardim Brasil, órgão da Secretaria Municipal da Saúde, reiniciou essa semana, em Araraquara, o programa antitabagista destinado a pessoas interessadas em parar de fumar.

Os médicos Fábio Fernandes de Almeida, Dantas Devito e Tarcísio Sebastiany França e as enfermeiras Rosy Miryan do Prado e Fernanda Torres do Amaral Moraes retomam as orientações para um grupo de vinte fumantes, no próprio ESF. Atualmente, a fila de inscritos no programa é de 60 pessoas.

Durante seis semanas, em toda quarta-feira, das 15h às 16h30, a equipe orientará os dependentes do cigarro. Ao mesmo tempo, os participantes receberão um kit de medicamentos, disponibilizado pelo Ministério da Saúde (MS), para auxiliar na decisão.

De acordo com Fábio Devito, a expectativa pelo abandono ao vício do cigarro é bem maior agora do que no ano passado e em 2009, quando teve início este programa de saúde pública na cidade, via Prefeitura.

A diferença, desta vez, é que os participantes de cada ciclo terão o kit do MS, contendo nicotina, adesivo em pastilha e bupropiona, remédios destinados especialmente para o tratamento.

“A expectativa é que, com o medicamento, até 60% das pessoas possam largar o vício, conforme apontam as estatísticas do próprio Ministério da Saúde”, afirma Devito.

As estatísticas mostram, também, que o fim do vício depende primeiro da força de vontade do fumante em abandonar o cigarro.

Retrospecto
O programa antitabagista teve início em novembro de 2009, no próprio ESF do Jardim Brasil (antes denominado Programa Saúde da Família, ou PSF), mas acabou interrompido no final do ano passado pela falta do medicamento.

Ainda segundo o médico Fábio Fernandes Devito, embora tenha atendido mais de 70 pessoas nos ciclos anteriores, muitos participantes desistiam antes do final por não contar com o kit.

Interessados em participar do programa podem fazer a inscrição no Estratégia Saúde da Família ‘Eroni Ávila de Souza’ (ESF Jardim Brasil), que fica na Avenida Alagoas, nº. 245, zona Leste de Araraquara.

Últimos Vídeos

Carregando...

Charge

Publicidade

Publicidade

Arquivos

Publicidade