Selecione a página

Saúde realiza campanha contra o câncer bucal

A Gerência de Saúde Bucal (órgão da Secretaria Municipal de Saúde) realiza, em Araraquara, até o dia 26 de maio, a Campanha de Prevenção e Diagnóstico Precoce do Câncer Bucal. A campanha é realizada nas unidades de Saúde do município, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h, no mesmo período da Campanha de Vacinação […]

A exemplo da campanha contra a gripe, evento vai até o dia 26 de maio em Araraquara para pessoas a partir dos 60 anos



A Gerência de Saúde Bucal (órgão da Secretaria Municipal de Saúde) realiza, em Araraquara, até o dia 26 de maio, a Campanha de Prevenção e Diagnóstico Precoce do Câncer Bucal. A campanha é realizada nas unidades de Saúde do município, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h, no mesmo período da Campanha de Vacinação contra a Gripe – que teve início na quarta-feira (19), em Araraquara -, incluindo o ‘Dia D’, no sábado, 13 de maio, das 8h às 17h.

O público-alvo são pessoas a partir dos 60 anos de idade, mas também podem ser atendidas as de outras faixas etárias que apresentarem algum sintoma da doença.
O objetivo é aumentar no município o índice de diagnóstico precoce do câncer bucal, de lesões potencialmente malignas e valorizar a importância da prevenção e do autoexame.
As pessoas que apresentarem problemas bucais diagnosticados durante a campanha serão agendadas para atendimento no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) para tratamento.

Fatores de risco

Os principais fatores de risco para o câncer bucal são: ingestão crônica de bebidas alcoólicas, uso de tabaco e exposição prolongada à radiação solar.
Quando fumo e álcool estão associados, o risco de desenvolver a doença é muito maior. Nos casos de câncer de lábio, a exposição solar é o principal fator, seguido do fumo.

O câncer bucal atinge lábios e o interior da cavidade bucal. Por isso, sempre devem ser observadas as gengivas, mucosa jugal (bochechas), palato duro (céu da boca), língua (principalmente as bordas), assoalho (região embaixo da língua) e amígdalas.

A maioria dos casos é diagnosticada tardiamente o que torna o prognóstico desfavorável e os tratamentos mutilantes e paliativos. O diagnóstico do câncer de boca, quando realizado no estágio inicial, pode ser curável.

Prevenção

Para prevenir a doença deve-se evitar o consumo de cigarro e bebida alcoólica em excesso e proteger os lábios contra os raios solares, usando protetor labial com filtro solar.

Além disso, é necessário alimentar-se de maneira saudável, com verduras, frutas e legumes, e realizar o autoexame da boca a cada mês. Qualquer alteração que ocorrer na boca, como feridas que não cicatrizam num período de até 15 dias e não apresentem dor, manchas brancas, vermelhas ou pardas, aumento de volume como “caroços, carnes crescidas e/ou bolinhas”, requer um cirurgião-dentista para esclarecimentos.

Últimos Vídeos

Carregando...

Charge

Publicidade

Publicidade

Arquivos

Publicidade