Select Page

Saúde Bucal recebe investimentos de R$ 1,3 milhão



Recurso será utilizado em reforma de unidades de saúde para melhoria do programa de Saúde Bucal

Os recursos do convênio assinado pelo prefeito Marcelo Barbieri com o Governo Federal foram liberados, neste mês, para o programa de Saúde Bucal de Araraquara. Serão investidos R$ 1,3 milhão, com contrapartida do município, em reformas e adequações de unidades de saúde para o desenvolvimento do programa bucal.

“As melhorias são importantes porque oferecem estrutura com qualidade para o profissional e, consequentemente, para o usuário”, destaca o coordenador do Programa de Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde, Wilson Chediek.

Doze unidades básicas de saúde receberão melhorias, além do Pronto Socorro do Melhado e do antigo Pronto Socorro da Vila Xavier.

Entre as benfeitorias realizadas estarão pintura geral, trocas de pisos e azulejos, além de adequação dos espaços para a instalação de novos consultórios nas unidades do Jardim Santa Lúcia, Jardim Paulistano, Vale do Sol/Acapulco, Assentamento Monte Alegre, Santa Angelina, Cecap, Iguatemi, Parque São Paulo, Selmi Dei I, Melhado e Pronto Socorro da Vila Xavier.

“Com os novos consultórios e as melhorias previstas, certamente, teremos um impacto positivo, com mais agilidade para a realização das consultas e qualidade no atendimento”, explica Chediek.

As unidades do Pronto Socorro do Melhado, Jardim Marivan e Selmi Dei IV também serão contempladas com reformas.

A licitação para contratação da empresa que executará o serviço está em andamento. Após a conclusão dessa etapa, a previsão é de que as obras sejam entregues neste ano.

Atendimentos

A rede municipal de saúde que, atualmente, conta com equipes do Programa de Saúde Bucal em 22 unidades de saúde, registrou, no ano passado, 186.137 procedimentos odontológicos, entre atendimentos nos consultórios e no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO).

Só nos últimos três meses de 2011, pelo programa Saúde da Família, foram realizados 22.458 procedimentos de saúde bucal, sendo que 745 representaram a primeira consulta odontológica.

“Temos como meta ampliar os investimentos, especialmente, na área da saúde. Nos casos dos atendimentos odontológicos, os números apontam para um expressivo crescimento na oferta desse serviço à população”, ressalta o prefeito Marcelo Barbieri.

Já em relação aos demais Centros de Saúde, além de creches e escolas da rede municipal da Educação, foram contabilizados, entre outubro e dezembro, 6.383 procedimentos.

O CEO, que atende em seis especialidades (Diagnóstico Bucal, Periodontia, Endodontia, Traumatologia, prótese e Necessidades Especiais), registrou, no total, 2.608 consultas, 3.623 procedimentos e a entrega de 112 próteses nos últimos três meses do ano passado.

Últimos Vídeos

Loading...

Charge do Dia

Publicidade

Publicidade

Arquivos