Select Page

Advertisement

Saúde apresenta balanço parcial da vacinação contra gripe



Desde o dia 23 de abril, quando teve início a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza ou Gripe, incluindo o ‘Dia D’, no sábado, 12 de maio, a Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde vacinou 18.604 pessoas em Araraquara, ou 36,26% do total dos grupos prioritários. A campanha nacional vai até 1º de […]

Saúde apresenta balanço parcial  da vacinação contra gripe

Publicidade

Advertisement

Desde o dia 23 de abril, quando teve início a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza ou Gripe, incluindo o ‘Dia D’, no sábado, 12 de maio, a Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde vacinou 18.604 pessoas em Araraquara, ou 36,26% do total dos grupos prioritários. A campanha nacional vai até 1º de junho e a meta do Ministério da Saúde é vacinar até 90% desses grupos em todo o País. A Saúde também realiza neste período, na cidade, a campanha contra o câncer bucal.
A enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Mariana Câmara, reforça a importância da vacina, principalmente para os grupos prioritários ou de risco, já que a gripe pode levar à internação ou até a morte, em alguns casos mais graves. “Composta de vírus inativados, a vacina é totalmente segura”, reitera Mariana.
Podem tomar a vacina idosos a partir dos 60 anos de idade, crianças de 6 meses até cinco anos incompletos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores da área da saúde, professores das redes pública e privada e pessoas com doenças crônicas, como renais, respiratórias, diabetes e hipertensão.
Também devem ser vacinados povos indígenas, pessoas privadas de liberdade – incluindo adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas –, funcionários do sistema prisional e pessoas com doenças crônicas não transmissíveis, que inclui as com deficiências específicas.
A rede municipal de Saúde é composta por 32 postos, que aplicam as doses de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 15h30, junto com o Sesa – Serviço Especial de Saúde de Araraquara, que vacina das 7h30 às 15h.

Câncer bucal
Vale destacar que, também até o dia 1º de junho, a Gerência de Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde realiza, em Araraquara, a Campanha de Prevenção e Diagnóstico Precoce do Câncer Bucal, em 24 postos da rede municipal que dispõem de atendimento odontológico.

O objetivo do exame é aumentar o índice de diagnóstico precoce do câncer bucal, de lesões potencialmente malignas e de valorizar a importância da prevenção e do autoexame.
As pessoas que apresentarem problemas bucais diagnosticados durante a campanha serão agendadas para atendimento no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) de Araraquara

Últimos Vídeos

Loading...

Charge do Dia

  • Prestações

Arquivos