Selecione a página

Proposta de Araraquara sobre SUS vai a debate nacional

Maior investimento para o Sistema Único de Saúde será debatido em Brasília, em Conferência Nacional

Proposta de Araraquara sobre  SUS vai a debate nacional

Entre os dias 28 e 30 de junho (último fim de semana), representantes de Araraquara e de todas as regiões do Estado de São Paulo participaram, em Serra Negra, da 8ª Conferência Estadual de Saúde, sob o tema “A Consolidação do SUS para manutenção do Direito à Saúde”.

Durante os debates, os mais de mil representantes dos municípios paulistas elencaram as propostas que serão apresentadas em defesa do SUS, em Brasília, entre os dias 4 a 7 de agosto, na Conferência Nacional de Saúde – CNS.

Segundo o coordenador executivo da Secretaria Municipal de Saúde de Araraquara, Edison Rodrigues Filho, entre as propostas aprovadas em Serra Negra para o fortalecimento do SUS está a de Araraquara, que reivindica aumentar a participação financeira estadual para reestruturar e qualificar a Atenção Básica nos municípios.

A reivindicação inclui a ampliação e fortalecimento da cobertura da Rede de Atenção Psicossocial, Estratégia de Saúde da Família e o Núcleo de Apoio à Saúde da Família.

Ainda de acordo com Edison Rodrigues, a Conferência Nacional fará um resgate histórico, 33 anos após a realização da 8ª CNS, em que o controle social tem a sua pauta de debates numa agenda muito próxima à de 1986.

 “Araraquara vem tendo presença marcante nos debates nacionais sobre o Sistema Único de Saúde (SUS) e, por isso, a aprovação dessa diretriz marca a atuação da delegação araraquarense na Conferência Estadual”, acrescentou.

Além de Edison, também participaram do evento em Serra Negra por Araraquara a técnica em enfermagem Patrícia Santos de Oliveira, como trabalhadora do SUS, e o conselheiro municipal de saúde, Izaías Ambrózio da Silva, como usuário do SUS.

Últimos Vídeos

Carregando...

Charge

Publicidade

Publicidade

Arquivos

Publicidade