Selecione a página

Projeto “Por dentro da boca” leva realidade virtual para as escolas municipais

Idealizado pelo Sesc, a atividade proporciona a vivência de novas tecnologias como ferramenta de aprendizagem

Projeto “Por dentro da boca” leva realidade virtual para as escolas municipais

A Secretaria Municipal da Educação, em parceria com o Sesc Araraquara, realiza, entre os dias 8 de agosto e 27 de setembro, a programação itinerante do projeto “Por dentro da Boca”. A atividade proporciona a vivência de novas tecnologias como ferramenta de aprendizagem. Por meio de óculos de realidade virtual e filme em 3D, os estudantes da rede municipal de ensino da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental “embarcam” em uma viagem miniaturizada dentro de uma boca. Antes e depois do “embarque”, recebem orientações sobre como manter uma boa higiene bucal em seu dia-a-dia.

Uma das idealizadoras do projeto, a dentista do Sesc Araraquara, Carolina Pawloski, explica que ele teve início há um ano com a equipe de odontologia do Sesc Piracicaba. “A ideia inicial era que fosse uma viagem, uma imersão dentro de uma boca. É um projeto que demandou muito trabalho, mas que hoje a gente vê o resultado e está sendo fantástico”, avalia.

Para a dentista, o projeto busca trabalhar um tema recorrente de uma forma lúdica. “Então deixou de ser uma coisa cansativa você ficar ensinando como que escovar, como passar fio dental. É possível mostrar pra quem está participando, lá dentro mesmo, como as coisas acontecem, enfim, fazer uma imersão no mundo da boca”, detalha Carolina.

A supervisora dos mediadores de projetos do Sesc, Helena Aragão, destaca que a resposta das crianças à imersão tem sido muito positiva. “Elas se encantam e passam a perceber realmente a importância da saúde bucal”, afirma.

De acordo com ela, a ideia é ir além de simplesmente levar o conhecimento sobre a saúde bucal: “A gente leva uma experiência que é totalmente nova com os óculos de realidade virtual”.

Para a coordenadora da Emef. Waldemar Saffiotti, Flávia Rossin, o projeto é inovador dentro do ambiente escolar. “Foi muito interessante para nossa escola o Sesc trazer essa tecnologia para os alunos. Ela permite aos alunos acessar o conhecimento de forma lúdica. Os óculos de realidade virtual nos permitiram trabalhar um tema importante como a saúde bucal, de uma forma mais interativa com as crianças”, destaca.

A programação contemplará aproximadamente 4.500 crianças das 30 unidades escolares municipais, além de instituições da cidade que trabalham com o Sesc junto ao projeto “Mesa Brasil”. E também estará disponível até o dia 27 de setembro, aos sábados, das 10h às 14h, e aos domingos, das 12h às 16h, na unidade do Sesc de Araraquara.

Últimos Vídeos

Carregando...

Charge

Publicidade

Publicidade

Arquivos

Publicidade