Selecione a página

Programas sociais aumentam integração no Hortênsias

Integrantes reproduzem desenhos em praça pública do bairro

Alunos dos programas Ação Jovem e Promojovem pintaram muros da quadra no Jardim das HortênsiasEstudantes de escolas públicas de Araraquara, integrantes do programas sociais Projovem Adolescentes e Ação Jovem, aproveitam este mês de férias para desenvolver seus talentos artísticos na praça pública do Parque das Hortênsias, na região sudeste da cidade.

Orientados pela equipe do CRAS (Centro de Referência da Assistência Social), órgão da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Sads), eles reproduzem desenhos nos muros da quadra da praça do bairro, substituindo as áreas de pichação.

Segundo a gestora do CRAS do Hortênsias, Jaqueline Marques Crempe, essas atividades socioeducativas foram planejadas no primeiro semestre deste ano, junto com o mapeamento das ruas e a realização de palestras, que envolveram profissionais das secretarias municipais de Educação, Saúde, Meio Ambiente, Esportes e Lazer, Cultura e Segurança.

Para a gerente de Proteção Social Básica da Sads, Maria Cecília Zambrano Vieira, manifestações como estas, além de valorizar o patrimônio público, “contribuem na construção de uma visão positiva do Parque das Hortênsias e destacam o crescente desenvolvimento da comunidade”.

O prefeito Marcelo Barbieri destaca a importância das atividades artísticas desenvolvidas no Parque das Hortênsias. Segundo ele, “ações como estas promovem a integração dos jovens junto à comunidade do bairro”.

Inserção
O Projovem Adolescentes é integrado por estudantes cujas famílias são beneficiárias do programa federal Bolsa Família. Já os participantes do programa estadual Ação Jovem, também oriundos de famílias de baixa renda, têm que estar matriculados na rede escolar.

“Eu gosto de pintar, por isso estou curtindo muito o projeto, junto com os colegas”, disse o estudante José Roberto Ferreira Lins, de 18 anos.

Para a estudante Raquel Cristina Rodrigues, 15, a idéia é “muito interessante, porque antes eu ficava sem fazer nada em casa, após voltar da escola, e agora tenho essa atividade”.

Além dos integrantes dos dois projetos, a equipe do CRAS afirma que este período de férias também faz aumentar a possibilidade de participação de outros adolescentes da comunidade nas manifestações artísticas.

Últimos Vídeos

Carregando...

Charge

Publicidade

Publicidade

Arquivos

Publicidade