Select Page

Produção de laranja deve crescer 20% nesta safra



75% desta safra de laranja já estão negociados

Devem ser colhidas 354,98 milhões de caixas de 40,8 quilogra- mas (kg) da frutaClima favorável, tecnologia aplicada e adensamento dos pomares novos. Segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), essas foram as principais razões para o aumento da produção de laranja na safra 2010/2011. De acordo com o segundo levantamento feito no estado de São Paulo, responsável por aproximadamente 90% da produção comercial do país, devem ser colhidas 354,98 milhões de caixas de 40,8 quilogramas (kg) da fruta. O resultado, se concretizado, será 19,3% superior à produção de 297,5 milhões de caixas da safra 2009/2010.

A estatal informou que 85% (302,98 milhões de caixas) vão para as indústrias processadoras de suco e 15% (51,99 milhões de caixas) para o mercado in natura. O destaque dado pela Conab à tecnologia aplicada nos pomares se deve ao fato do aumento significativo da produção ocorrer mesmo com a redução de 1,2% da área cultivada. O espaço ocupado com laranja no estado de São Paulo é de 601,6 mil hectares e a produtividade média é 1,9 caixa por pé.

Em entrevista à Agência Brasil há duas semanas, o presidente da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva da Citricultura, Marco Antônio dos Santos, disse que 75% desta safra de laranja já estão negociados. Segundo ele, os bons preços da safra passada foram um estímulo à produção. Também ressaltou que, agora, com a abertura dos dados das indústrias do setor, os levantamentos serão mais confiáveis.

Segundo a Conab, o estudo da safra foi feito em parceria com o Instituto de Economia Agrícola (IEA) e a Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati), ligados à Secretaria de Agricultura de São Paulo. As informações foram coletadas entre março e abril por meio de questionários preenchidos pelas unidades de produção agrícola.

Últimos Vídeos

Loading...

Charge do Dia

Publicidade

Publicidade

Arquivos