Selecione a página

Prefeitura transmite ao vivo posse de Ignácio de Loyola Brandão na ABL

Transmissão ocorre a partir das 21h, na página oficial do Facebook do Município

Prefeitura transmite ao vivo posse de Ignácio de Loyola Brandão na ABL

A Prefeitura de Araraquara transmite ao vivo, nesta sexta-feira (18), direto do Rio de Janeiro, a posse do escritor araraquarense Ignácio de Loyola Brandão na ABL (Academia Brasileira de Letras). A transmissão ocorre a partir das 21h, na página oficial do Facebook do Município.

Romancista, contista e jornalista, Ignácio de Loyola Brandão ocupará a cadeira 11 da ABL, após ter sido eleito no dia 14 de março deste ano, na sucessão do acadêmico Helio Jaguaribe, falecido em setembro de 2018.

Ignácio de Loyola Brandão nasceu em 1936 e publicou mais de 40 livros, entre romances e contos, crônicas infantis e infantojuvenis.

Jornalista em sua cidade natal, foi para São Paulo aos 21 anos, onde continuou sua carreira. Viveu em Roma e depois em Berlim. Trabalhou no jornal Última Hora, nas revistas Cláudia, Realidade, Setenta, Planeta, Ciência e Vida, Lui e Vogue. Atualmente escreve uma crônica quinzenal para o jornal O Estado de S. Paulo.

Em 2008, ganhou o prêmio Jabuti, com o O Menino que Vendia Palavras, considerado a melhor ficção do ano. Em 2016, recebeu o Prêmio Machado de Assis da Academia Brasileira de Letras pelo conjunto de sua obra.

 

ABL

A ABL é uma instituição cultural fundada no Rio de Janeiro em 20 de julho de 1897 pelos escritores Machado de Assis, Lúcio de Mendonça, Inglês de Sousa, Olavo Bilac, Afonso Celso, Graça Aranha, Medeiros e Albuquerque, Joaquim Nabuco, Teixeira de Melo, Visconde de Taunay e Ruy Barbosa.

A Academia, cujo primeiro presidente foi Machado de Assis, tem por objetivo o cultivo da língua e da literatura nacional.

É composta por 40 membros efetivos e perpétuos e por 20 sócios correspondentes estrangeiros.

Últimos Vídeos

Carregando...

Charge

Publicidade

Publicidade

Arquivos

Publicidade