Select Page

Prefeitura reforça importância da vacinação antirrábica



Com adesão de poucos donos de cães e gatos no 1º dia da campanha em Araraquara, foram aplicadas menos de 10% das vacinas

Prefeitura reforça importância da vacinação antirrábica

O primeiro dia da campanha de vacinação antirrábica, no sábado (1º), atingiu menos de 10% dos donos de cães e gatos em Araraquara, já que foram aplicadas apenas 2.902 vacinas. A expectativa é imunizar ao longo de setembro cerca de 30 mil destes animais domésticos na cidade.

Realizada pela Prefeitura, por meio da Vigilância em Saúde e Centro de Zoonoses (órgãos da Secretaria Municipal da Saúde), a campanha vai até o final do mês, sempre aos sábados, com exceção do dia 8, por contra do Feriado da Independência (7 de Setembro), que este ano cairá na próxima sexta-feira.

A coordenadora executiva de Vigilância em Saúde, Joice Nogueira Calera, reitera importância da imunização de cães e gatos e pede que a população não deixe de comparecer aos postos da campanha, levando seus bichos de estimação.

 “A vacina antirrábica é muito importante para que o vírus, que está sempre rodeando, principalmente nas áreas rurais, não entre em contato com o ser humano, com a população em geral. Precisamos vacinar todos os cães e gatos, mesmo os que não saem de casa, porque eles podem ter contato com a raiva, através de morcegos infectados”, enfatiza Joice.

Ainda segundo Joice Calera, a raiva, quando contraída pelo ser humano, é fatal. “Todo ano o município adota essa medida de saúde pública e, por isso, pedimos que a população colabore e vacine seus animais”, insiste.

A vacina é a única forma de prevenção segura da raiva, que é transmitida pelo contato com a salina de um animal doente, principalmente por meio de mordida, e é fatal em quase 100% dos casos.

Como vacinar

Todos os animais com mais de três meses devem ser vacinados, exceto os doentes, com diarreia, secreção ocular ou nasal, falta de apetite, convalescentes de cirurgias ou outras enfermidades, Nestes casos, é importante consultar um veterinário antes.

O proprietário do animal também deve se atentar quanto ao transporte correto: no caso, cães na coleira e guia, e gatos em caixas de transporte apropriadas (ou similar), para evitar fugas ou acidentes. Somente adultos com condições de conter os animais devem conduzi-los ao local de vacinação, para evitar transtornos.

Vale ressaltar que a vacina é gratuita e a campanha será realizada em Araraquara, sempre das 8h às 16h30, nos dias 15, 22 e 29 deste mês de setembro, em pontos móveis espalhados por bairros.

Últimos Vídeos

Loading...

Charge do Dia

Publicidade

Arquivos