Selecione a página

Prefeitura inicia campanha do ‘Maio Amarelo’

Prefeitura inicia campanha do ‘Maio Amarelo’

Entre os dias 17, 18 e 19 da próxima semana, e 25, 26 e 27 da semana seguinte, atores do Grupo “Anjos do Trânsito” voltarão a intervir com irreverência e bom humor em locais públicos de grande concentração de pessoas em Araraquara, dentro da campanha ‘Maio Amarelo’.

Apesar do humor, essas ações serão desenvolvidas nas noites da cidade para abordar um assunto bastante sério, que é a proposta de redução do número de acidentes de trânsito.
Atualmente, as estatísticas mostram que até 40 mil pessoas morrem por ano no Brasil vítimas de acidentes de trânsito, além dos milhares de mutilados ou inutilizados por sequelas.
As apresentações teatrais dos integrantes do “Anjo do Trânsito” são feitas por meio de intervenções junto aos clientes de bares da cidade para alertá-los sobre os perigos da mistura “álcool e direção”, responsáveis por grande parte dos acidentes.
O grupo narra histórias relacionadas ao perigo de se dirigir embriagado e orienta o frequentador que bebe a ir embora de carona. Já os clientes que não bebem são incentivados a oferecer carona ou a ser o motorista da vez, para garantir uma volta mais segura a todos.
O ‘Maio Amarelo’ é um movimento nacional e internacional de mobilização e conscientização para um trânsito mais seguro. A Prefeitura participa das ações em Araraquara por meio das Secretarias Municipais de Comunicação, de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública e da Coordenadoria Executiva de Mobilidade Urbana.

Pela vida
 “É uma campanha muito importante porque objetiva conscientizar as pessoas pelo respeito às leis do trânsito para evitar acidentes, inclusive com pedestres e ciclistas”, resume o secretário de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública, coronel João Alberto Nogueira Júnior.
O coordenador de Mobilidade Urbana, Nilson Carneiro, também considera a campanha nacional de muita importância. “As ações são realizadas nas cidades com a proposta de redução do número de acidentes, que continuam muito altos no Brasil”, ressalta Nilson.
A secretária de Comunicação, Priscila Luiz, lembra outras campanhas realizadas em 2017 em Araraquara, ano em que houve redução no número de acidentes de trânsito, e a de abril deste ano, sob o tema “Vitoria da vida”, voltada para motociclistas. “Todas essas campanhas têm o mesmo objetivo: evitar acidentes e salvar vidas”, resume Priscila.
Maio se tornou referência mundial para o tema, porque em 11 de maio de 2011 a ONU (Organização das Nações Unidas) definiu o período de 2011 a 2020 como a “Década de Ações para a Segurança no Trânsito”. Já o amarelo foi adotado em alusão ao sinal de atenção dos semáforos e, por isso, com a ideia de discutir a “atenção pela vida”.

Ações permanentes
Vale ressaltar que a Prefeitura promove ações permanentes em Araraquara para conscientizar crianças e adolescentes por um trânsito consciente.
Entre essas ações, atividades educativas dentro do Consetrans (Concurso sobre Segurança no Trânsito) são realizadas durante todo o ano. O concurso tem foco nos alunos de escolas públicas e privadas, englobando a produção de material educativo e palestras.

Últimos Vídeos

Carregando...

Publicidade

Publicidade

Arquivos

Publicidade