Select Page

Prefeitura inicia campanha antirrábica neste sábado e espera vacinar 30 mil cães e gatos



Vacinação gratuita será realizada nos sábados do mês de setembro, nos dias 1, 15, 22 e 29, em pontos móveis espalhados pelos bairros

Prefeitura inicia campanha antirrábica neste sábado e espera vacinar 30 mil cães e gatos

Por meio da Vigilância em Saúde e Centro de Zoonoses, órgãos ligados à secretaria municipal da Saúde, a Prefeitura de Araraquara inicia neste sábado (1), a campanha de vacinação antirrábica. A expectativa é vacinar 30 mil cães e gatos do município.

“A vacina antirrábica é muito importante para que o vírus, que está sempre rodeando, principalmente nas áreas rurais, não entre em contato com o ser humano, com a população em geral. Precisamos vacinar todos os cães e gatos, mesmo os que não saem de casa, porque eles podem ter contato com a raiva, através de morcegos infectados”, adverte Joice Nogueira Calera, coordenadora executiva de Vigilância em Saúde. “E sabemos que a raiva, quando contraída pelo ser humano, é fatal. Por isso, todo ano o município adota essa medida de saúde pública. Pedimos para que a população colabore e vacine seus animais”, completa.

A vacinação será gratuita e vai ser realizada nos sábados do mês de setembro, nos dias 1, 15, 22 e 29, em pontos móveis espalhados pelos bairros. “Faremos uma ação setorizada. Cada final de semana, estaremos em um setor diferente da cidade, para facilitar a cobertura”, explica a coordenadora.

A vacina

A vacina é a única forma de prevenção segura da raiva e, por isso, deve ser aplicada em todos os cães e gatos a partir de 3 meses de idade. A doença é transmitida por meio da saliva dos animais contaminados – sejam eles gatos ou cães. Nos cachorros e no homem, o vírus da doença pode permanecer encubado por até 2 meses antes que os seus sintomas, também bastante similares, comecem a aparecer; sendo que, nos gatos, a doença destaca sinais diferenciados, mas não menos agressivos.

Vale lembrar também que os cães devem ser conduzidos até o ponto de vacinação por pessoas com idade e porte adequados para o manejo do animal. Os mais bravios, de qualquer espécie, devem utilizar focinheira apropriada. Já os gatos devem ser transportados em caixas apropriadas e em segurança.

Últimos Vídeos

Loading...

Charge do Dia

Publicidade

Arquivos