Selecione a página

Prefeitura entrega complexo viário na Heitor de Souza Pinheiro

Prefeitura entrega complexo viário na Heitor de Souza Pinheiro

O prefeito Marcelo Barbieri entregou, nesta sexta-feira (29), o Complexo Viário “Antônio Alves Ferreira – Tom”, próximo ao Shopping Jaraguá, no Jardim dos Manacás, o oitavo entregue este mês. O evento contou com a presença de secretários municipais, vereadores e familiares e amigos do homenageado.
O complexo inaugurado faz parte do projeto de reformulação da via de acesso Avenida Heitor de Souza Pinheiro, que inclui sinalização, colocação de semáforos, recuperação da passarela, entre outros. A via abriga grandes centros geradores de tráfego, como o Shopping Jaraguá, Uniesp, Unip, IFSP (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia) e Meias Lupo.
No complexo foi realizada a reformulação geral do sistema viário do entorno do shopping, foi colocado um conjunto semafórico e implantada mão única de direção a partir da Av. Dr. Giuseppe Aufieiro Sobrinho, no sentido Centro-Rodovia, até a rotatória de acesso ao IFSP.
O objetivo é garantir mais segurança e fluidez no trânsito, além de antecipar as alterações com a ampliação e reconfiguração da entrada e da saída do Shopping Jaraguá.
Segundo o prefeito, as últimas intervenções no trânsito de Araraquara têm representado queda das vítimas e melhoria na fluidez do tráfego, mesmo com baixo custo das obras de melhoria, já que grande parte é resultado de contrapartidas de investimentos do setor privados. “No caso desse complexo viário, a Prefeitura teve apoio do Shopping Jaraguá e da Unip, que são iniciativas importantes em um momento em que as prefeituras de Brasil passam por dificuldades financeiras. Isso mostra que, apesar dos problemas, a administração pública procura soluções”, explicou Marcelo.
O prefeito afirmou que a combinação de vontade política, com o empenho dos secretários municipais e vereadores, e conhecimento técnico da equipe de trânsito comandada pelo vice-prefeito e coordenador de Mobilidade Urbana, Coca Ferraz, está salvando vidas de araraquarenses.
“Nos oito primeiros meses deste ano, em relação a 2012, o número de vítimas graves e fatais no trânsito de Araraquara caiu 63%, como resultado da engenharia, fiscalização e educação para o trânsito”, disse Coca Ferraz, que destacou a prioridade dada pelo prefeito Marcelo à mobilidade urbana.
Araraquara é hoje referência em todo País pelas intervenções e medidas inéditas que estão sendo adotadas. No complexo viário do Jardim dos Manacás, por exemplo, foram instalados semáforos que operam conforme o fluxo de veículos (com alterações no tempo do verde e vermelho nos horários de pico) e a inédita faixa de pedestres a distância para aumentar a segurança.
O vereador Jeferson Yashuda, que representou a Câmara Municipal, disse que a demanda por melhorias no trânsito da região é antiga e que, mais uma vez, o coordenador de Mobilidade Urbana mostrou sua capacidade de resolver os problemas.

O homenageado
O homenageado Antônio Alves Ferreira, o Tom, nasceu em Santos e cursou veterinária na USP e se formou em 1970. Em São Paulo, conheceu sua esposa Maria Silvia Mascia Ferreira, com quem teve dois filhos: Gustavo e Andréia. Mudou-se para Araraquara em 1981, onde trabalhou como veterinário da Cargill. Tom também investiu no ramo de ração, montou duas granjas e, posteriormente, um abatedouro de frango, que funcionou até 2006. Em 2006, no espaço da chácara abriu o Ton´s Restaurante, em atividade até hoje.
O prefeito Marcelo ressaltou que Tom sempre foi reconhecido entre os amigos como um agregador. “Ao redor dele, muitas amizades nasciam e se fortaleciam. Tom era sinônimo de felicidade”, ressaltou Marcelo.
O filho Gustavo Mascia Ferreira agradeceu a homenagem prestada e disse que não poderia haver lugar melhor para a homenagem, já que o complexo fica no caminho que seu pai fazia até o restaurante.
Além do filho, estiveram presentes os netos Rodrigo e Laura, amigos, os vereadores Elias Chediek e Juliana Damus, a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Zi Barbieri, e o secretários municipais Valter Rozatto, José Antonio Delle Piagge, Arary Ferreira, Jose Carlos Porsani e Edélcio Tositto.

Últimos Vídeos

Carregando...

Charge

Publicidade

Publicidade

Arquivos

Publicidade