Select Page

Prefeitura e Amor Exigente formam professores para prevenção de drogas



Educadores auxiliarão na conscientização social, ética e com ações preventivas, além de buscar desenvolver valores e cidadania 

A Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal da Educação (SME), em parceria com o grupo de apoio do Programa Amor Exigente (AE), iniciou nessa segunda-feira (2) a formação de 155 educadores que auxiliarão no combate e prevenção ao uso de drogas dentro das escolas municipais.

O objetivo, segundo o secretário municipal da Educação, Orlando Mengatti Filho (Nino), é fornecer aos profissionais da educação municipal o subsidio necessário para atuarem na orientação e apoio de alunos e famílias, mas com o foco na prevenção.

“Esta é uma parceria muito importante para nós da Educação, que lidamos diariamente com casos de extrema vulnerabilidade social nas escolas municipais. É uma reação ao apelo feito por milhares de mães e pais que quando se veem em uma situação como a de um filho envolvido com drogas não sabe como lidar ou a quem recorrer”, disse o secretário.

“Mesmo com todo o apoio que hoje é oferecido por diversos setores do governo e ONGs, tanto na orientação das famílias quanto no tratamento do dependente químico, o prefeito Marcelo Barbieri nos incumbiu de trabalhar na melhor e mais eficaz forma de combater o uso de drogas: a prevenção. Neste contexto, a escola tem um papel fundamental e a parceria com a o Amor Exigente vai dar o respaldo necessário para avançar nessa questão tão urgente”, acrescentou Nino.

Presente na aula inaugural, a promotora de Justiça da Infância e Juventude de Araraquara, Dra Noemi Correa é grande incentivadora do curso. Para ela, que está no AE há vinte anos, esta será uma oportunidade “de conhecer diferentes ferramentas para lidar com essa nova clientela que chega às escolas”.

“Araraquara já dispõe de tratamento e repressão às drogas, só precisávamos preencher a lacuna de trabalhar na prevenção do uso, e sem a presença dos profissionais da educação, isso não teria sentido”, destacou a promotora. “O Amor Exigente é um grande parceiro da Promotoria de Justiça e sei que também será de vocês (educadores)”, adiciona.

O vereador Elias Chediek parabenizou o prefeito, SME e professores pela implantação do projeto capitaneado pelo Programa Amor Exigente. “O mundo está passando por mudanças e é preciso atualizar os profissionais para lidar com situações familiares que muitas vezes levam as nossas crianças e jovens ao consumo de drogas. Este será um ensino para a vida e todos ganham com isso”, declarou Chediek.

A secretaria municipal da Cultura, Euzânia Andrade, comemorou a parceria entre Secretaria Municipal da Educação e Amor Exigente. “Esta é a primeira ação efetiva do grupo de prevenção do GGI e acreditamos que será muito positiva, pois os jovens, as crianças e principalmente, as famílias precisam da união de nossos esforços e não é todo mundo que tem a coragem de enfrentar essa situação”, falou a secretária, que faz parte do AE há cinco anos. “Contamos muito com vocês para o sucesso desta empreitada”.

Entre os assuntos que serão discutidos no curso, estão ações de como desencorajar a violência e a agressividade; encorajar a cooperação comunitária e familiar; a união das famílias com a escola; ajuda mútua; e harmonização das relações interpessoais.

Nova sede

A Prefeitura de Araraquara está investindo R$ 427.866,68 na construção de uma sede para o grupo Amor Exigente, que ficará na Rua João Martins Nogueira, 120, no Jardim Morada do Sol – região do bairro Jardim Brasília. A obra é uma conquista da população, que elegeu a construção da sede como prioridade em plenária do Orçamento e Participação Para Todos (OP).

O espaço de 501,0 m² de área construída contará com seis salas para orientação, sala de reunião, copa, cozinha e sanitários.

Para o prefeito Marcelo Barbieri a nova sede significa um grande avanço no trabalho com pessoas envolvidas com o uso de álcool e outras drogas, tendo como foco principal a família. “O Amor Exigente desenvolve um trabalho de alto interesse social, que já salvou e continua salvando muitas vidas. Com esse investimento vamos fortalecer as políticas de prevenção e a rede de cuidado com dependentes químicos”, afirmou o prefeito.

Para a coordenadora do Amor Exigente de Araraquara, Maria Lúcia de Oliveira Gil, a nova sede vem atender uma das principais dificuldades enfrentadas pelo grupo em mais de 15 anos de atuação na cidade: um local permanente onde possam ser feitos os atendimentos às pessoas que procuram por ajuda. Depois de passar por vários locais, hoje o AE atende em um salão da creche do Carmo, na Rua João Gurgel, 1871.

Amor Exigente

O Amor Exigente é um programa de auto e mútua ajuda que desenvolve preceitos para a organização da família, além de atuar como apoio e orientação aos familiares de dependentes químicos. O programa eficaz estende-se também ao trabalho com prevenção, agindo como um movimento de proteção social que desestimula a experimentação, o uso ou abuso de tabaco, do álcool e de outras drogas, e luta contra tudo o que torna os jovens vulneráveis, expostos à violência, ao crime, aos acidentes de trânsito e à corrupção em todas as suas formas.

Atualmente, o movimento conta com 10 mil voluntários, que realizam, aproximadamente, 100 mil atendimentos mensais por meio de reuniões, cursos e palestras. São 536 grupos no Brasil, 2 na Argentina, 1 no Peru e 9 no Uruguai, além de 350 grupos em fase experimental e 249 Subgrupos de Jovens na Sobriedade.

Últimos Vídeos

Loading...

Charge do Dia

Publicidade

Publicidade

Arquivos