Selecione a página

Prefeitura amplia unidade de saúde do Jardim Brasil

Inaugurada na tarde de ontem, as obras de ampliação da unidade Estratégia de Saúde da Família (ESF) “Dr. Syrthes de Lorenzo”, no Jardim Brasil

O prefeito Marcelo Barbieri inaugurou na tarde de ontem, as obras de ampliação da unidade Estratégia de Saúde da Família (ESF) “Dr. Syrthes de Lorenzo”, no Jardim Brasil. A obra de ampliação é uma parceria entre a Prefeitura e o Centro Universitário de Araraquara (Uniara).

“Estamos cuidando da saúde de Araraquara, e a Uniara tem sido uma grande parceira nessa área. Especificamente nesse ESF, prevaleceu a sensibilidade do reitor Luiz Felipe, o que nos levou a firmar mais esta parceria”, explicou o prefeito.

A unidade de saúde do Jardim Brasil abrigavaduas equipes do ESF em um mesmo prédio. A partir da parceria, a Uniara investiu R$ 209.700,00 enquanto que a prefeitura elaborou o projeto e foi responsável pelo acompanhamento dos serviços, por meio da Secretaria de Obras Públicas.

A nova área possui 152 metros quadrados e passa a abrigar a equipe 1 da ESF. A equipe 2 continua atendendo no prédio daESF “Eroni Ávila de Souza”, anexo a ampliação.

Foram construídos três novos consultórios e mais uma sala para atendimento odontológico, além de sala de reunião, recepção e banheiros.

“A qualidade de todos as obras entregues são a marca do governo do prefeito Marcelo. A comunidade do Jardim Brasil merece o respeito que está recebendo com a entrega dessa nova unidade de saúde”, comentou o presidente da Câmara Municipal, Aluisio Braz (Boi).

A secretária de Saúde, Dra. Regina Barbieri Ferreira, ressaltou a necessidade da ampliação para potencializar o atendimento à população. A secretária destacou que “o espaço se tornou adequado, agradável e acolhedor”.

A representante dos usuários da saúde do bairro Jardim Brasil, Eliana de Almeida Guilherme, ressaltou a preocupação do prefeito Marcelo com a saúde da população. “Ele nos escuta e nos ajuda a resolver nossos problemas, por isso, agradeço ao prefeito e a secretária de Saúde, Dra. Regina, por esse novo posto de saúde”, afirmou Eliana.

Parceria

A Uniara é uma importante parceira da prefeitura. Na saúde, são mantidos convênios que permitem aos estagiários dos cursos de Odontologia e Medicina atuação na rede municipal de saúde, além do programa de estágio envolvendo os alunos de Medicina que tem como foco central a formação do médico generalista, com ênfase na saúde da família.

“Nosso curso de Medicina tem uma proposta inovadora, priorizamos a saúde e não a doença, priorizamos a comunidade e não a especialidade médica. Prevemos a humanização do atendimento”, reforçou o reitor da Uniara, Luiz Felipe Cabral Mauro.

Homenageado

Dra. Regina comentou também sobre a escolha do médico que dá nome a ESF. “Foi uma justa homenagem ao Dr. Syrthes, um médico que honrou a medicina”, disse.

O prefeito Marcelo destacou que o médico homenageado foi uma sugestão do reitor Luiz Felipe e prontamente aprovada pela Câmara Municipal. Para o prefeito, “Dr. Syrthes vai inspirar os profissionais de saúde da unidade trazendo força e humanismo”.

O filho do homenageado, o médico José Eduardo de Lorenzo, representou os irmãos Carlos Henrique e Izabel Maria, além de familiares e amigos. “Ele certamente estará olhando com carinho por essa unidade, cuidou das pessoas a vida toda, foi o verdadeiro médico de saúde da família”, disse José Eduardo.

Dr. Syrthes de Lorenzo é araraquarense. Em 1930, se formou na Faculdade Nacional de Medicina, a famosa escola da Praia Vermelha. Sete anos depois, retornou a Araraquara, onde exerceu a profissão por cinquenta anos ininterruptamente.

Trabalhou na Santa Casa como cirurgião, afastou-se do serviço após mais de quatro décadas, na qualidade de Médico Honorário. Dr. Syrthes também fundou com outros médicos o Hospital São Paulo e a Associação Paulista de Medicina, entre outros feitos. Casado com Janira Pallotta de Lorenzo, teve três filhos, dez netos e tres bisnetos. Faleceu em sua residência, aos 85 anos, no dia 07 de setembro de 1996.

Prestigiaram a inauguração a presidente do Fundo Social, Zi Barbieri, os vereadores Fernando Câmara (Galo), Elias Chediek e Marcia Lia, além de secretários municipais, familiares, representantes da Uniara, médicos, enfermeiros e agentes comunitários dos ESFs, autoridades e convidados.

Últimos Vídeos

Carregando...

Charge

Publicidade

Publicidade

Arquivos

Publicidade