Select Page

Prefeitura acolhe famílias despejadas pelo Itesp no Clube Estrela

Prefeitura acolhe famílias despejadas  pelo Itesp no Clube Estrela

As 27 famílias tinham retornado ao assentamento Monte Alegre, mas foram despejadas novamente na semana passada

José Augusto Chrispim

Cerca de 27 famílias que, junto de outras 33, estavam acampadas no Distrito de Bueno de Andrada desde junho e, que recentemente tinham retornado para o assentamento Monte Alegre, de onde tinham sido despejadas através de uma reintegração de posse das terras que ocupavam, a pedido da Justiça, por meio de ação movida pelo Itesp – Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo, foram acolhidas pela Prefeitura de Araraquara nessa quarta-feira (26) no salão de festas do antigo Clube Estrela. Cerca de 60 famílias ficaram acampadas por quase três meses em, uma área localizada às margens da linha férrea em Bueno de Andrada, mas depois da segunda ordem de despejo da Justiça Federal, apenas 27 famílias ainda seguem reunidas na esperança de conseguirem uma área rural para se instalarem.

Representantes do grupo tomam decisões em conjunto

 

Um dos representantes das 27 famílias que agora estão no Estrela, o agricultor Marcos Torres, de 47 anos, relatou com exclusividade ao O Imparcial que, desde a sexta-feira passada, data limite dada pela Justiça para que as famílias deixassem a área de preservação do Itesp, o juiz João Batista Galhardo Júnior, responsável pela ação, deu todo apoio aos acampados e intermediou o acolhimento deles com o prefeito Edinho Silva.

“Nós não temos mais líder, tudo agora é definido com o consentimento de todos. Quero agradecer a ajuda que o prefeito Edinho nos deu. Nós estávamos perdidos, sem rumo. Agora estamos aqui, mas vamos continuar lutando por uma terra. Essa foi a nossa primeira vitória em quatro anos”, ressaltou Marcos.

De acordo com o agricultor, ontem a Prefeitura forneceu alimentação para o almoço e o jantar das famílias, que contam com várias crianças. Alguns alimentos já estão sendo estocados para o preparo nos próximos dias, mas quem tiver interesse em ajudar pode doar alimentos e água potável. As famílias necessitam também de cotas de gás para o preparo das refeições.

Últimos Vídeos

Loading...

Charge do Dia

Publicidade

Arquivos