Select Page

Prefeito Marcelo participa da inauguração da ponte estaiada Governador Orestes Quércia



A obra, de imponente estilo arquitetônico, integra o projeto de readequação viária da Nova Marginal Tietê

Prefeito Marcelo Barbieri participou ontem da inauguração da Ponte Estaiada Governador Orestes QuérciaO prefeito Marcelo Barbieri participou, na manhã de ontem, da inauguração da Ponte Estaiada Governador Orestes Quércia, na Marginal Tietê, juntamente com o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, com o vice-presidente da República Michel Temer, com o prefeito da capital, Gilberto Kassab, e várias autoridades, além da família do homenageado.

A obra, de imponente estilo arquitetônico, integra o projeto de readequação viária da Nova Marginal Tietê. Sua construção foi iniciada em novembro de 2009. Moderna na estética, a Estaiada Governador Orestes Quércia tem 55 metros de altura, com dois vãos de 152,5 metros e 88 estais (cabos de sustentação). Os pilares são em concreto armado, tendo sua proteção com verniz especial antipichação.

A estimativa é que 25 mil veículos usem a ponte todos os dias, desafogando o corredor Avenida do Estado/Avenida Santos Dumont, o acesso à Ponte das Bandeiras (sentido Castello Branco) e o trecho Ponte das Bandeiras/Casa Verde da Marginal Tietê. A ponte representa um alívio em 35% no trânsito da região.

Para o prefeito Marcelo Barbieri, a ponte é uma justa homenagem ao governador Orestes Quércia, por sua contribuição para o desenvolvimento do Estado. Marcelo e Quércia eram grandes amigos e companheiros de política, militaram juntos no MDB e posteriormente PMDB.

“Em nome dos amigos de Quércia, agradeço ao governador Geraldo Alckmin pela homenagem. Essa grande obra simboliza a atuação política de Quércia, que desempenhou papel importante na redemocratização do País e na união de diferentes lideranças. Orestes Quércia era um político respeitável, que contribuiu muito para o desenvolvimento dos municípios do interior paulista. Foi durante seu governo que o PIB (Produto Interno Bruto) do interior superou o da capital”, afirmou Marcelo Barbieri.

Para o governador Geraldo Alckmin, a nova Ponte Estaiada representa mais qualidade de vida. “Hoje, o maior problema das grandes metrópoles é a mobilidade urbana e essa ponte vem exatamente trazer fluidez ao tráfego, melhorar o trânsito, ajudar as marginais, que são as vias mais movimentadas do nosso País, trazendo segurança e conforto para nossa população”, declarou. “O Quércia foi o governador das grandes realizações de São Paulo, sempre com os olhos voltados para o futuro”, salientou Alckmin.

O vice-presidente da República, Michel Temer (PMDB), destacou a grandiosidade da obra e a homenagem a Orestes Quércia. “Essa obra define muito bem a política de Quércia, que sempre atuou como uma ponte entre o povo mais humilde e o poder público. O Brasil precisa de muitas pontes como essa, para fazer a ligação entre as várias figuras políticas”, declarou Temer.O vice-presidente também agradeceu a presença do prefeito Marcelo Barbieri e lembrou que Quércia foi um grande incentivador do desenvolvimento das cidades paulistas, “um municipalista”, conforme definiu.

A esposa de Orestes Quércia, Alaíde Quércia, e os filhos Andrea, Cristiane e Pedro, presentes à cerimônia, agradeceram a homenagem que vai eternizar o nome de Quércia, que foi vereador, deputado estadual, senador, vice-governador e governador do Estado de São Paulo. Orestes Quércia faleceu no dia 24 de dezembro de 2010, aos 72 anos.

Últimos Vídeos

Loading...

Charge do Dia

Publicidade

Arquivos