Selecione a página

Prefeito e secretário estadual de habitação entregam Vila Dignidade

Composto por vinte residências com infraestrutura adequada, novo núcleo habitacional de Araraquara é destinado a idosos

Acompanhado do secretário estadual de Habitação Rodrigo Garcia e por diversas outras autoridades, o prefeito Marcelo Barbieri entregou, na manhã dessa sexta-feira (15), no bairro Cecap-Tancredo Neves, a Vila Dignidade Chafik Haddad.
Composto por vinte residências e infraestrutura adequada para idosos, o projeto foi realizado pelo Governo do Estado de São Paulo em parceria com a Prefeitura. Na solenidade, o secretário Rodrigo Garcia representou o governador Geraldo Alckmin.
Ao ressaltar as condições oferecidas pela Vila Dignidade aos vinte contemplados, que além de conforto e acessibilidade, possui uma área de convivência que possibilita maior socialização entre os idosos, o prefeito Marcelo enalteceu a série de ações do Estado em Araraquara.
“O governador Geraldo Alckmin tem sido um grande parceiro de nossa cidade, realizando obras de grande interesse para a população”, disse Marcelo, que agradeceu também o apoio da Câmara Municipal.
O prefeito ainda enalteceu a figura do homenageado. “O empreendedor Chafik Haddad dedicou quase toda sua vida com realizações em Araraquara”, resumiu Marcelo.
Para Rodrigo Garcia, a entrega da Vila Dignidade tem um grande significado em âmbito nacional. “O Brasil precisa se preparar porque, em breve, será um país de idosos. Por isso, temos de criar condições para que as pessoas envelheçam com dignidade”, afirmou o secretário estadual de Habitação.
Ainda segundo Garcia, “a competência de gestão do prefeito Marcelo tem feito Araraquara dar saltos de qualidade nos últimos anos, frutos de suas realizações em todos os setores da administração pública”.
Parceria exemplar
O presidente da Câmara Municipal Elias Chediek, autor da proposta que eternizou o nome de Chafik Haddad no núcleo, também destacou o apoio do governador Geraldo Alckmin aos projetos do prefeito Marcelo Barbieri.
“A Vila Dignidade é mais um exemplo dessa importante parceria e das grandes obras já entregues em Araraquara nos últimos seis anos”, frisou o parlamentar, que enalteceu também a figura do homenageado.
O deputado Massafera ressaltou a importância do núcleo popular para a população e destacou a figura de Chafik Haddad.
Também participaram da cerimônia a presidente do Fundo Social de Solidariedade Zi Barbieri, e os vereadores Jeferson Yashuda, Jair Martineli, Edna Martins, William Affonso, João Farias e Donizete Simioni e os contemplados.
Ainda participaram os secretários municipais José Carlos Porsani (Assistência e Desenvolvimento Social), Marcos Daniel (Habitação), Valter Rozatto (Obras e Serviços Públicos) e Aluisio Braz, Boi (Governo e Esportes e Lazer), além de vários outros secretários, prefeitos da região, familiares do homenageado e demais representantes de governo.
O filho Celso Haddad afirmou que a família se “sente muito honrada com a homenagem prestada pelo poder público”, que eterniza o nome de Chafik Haddad no núcleo para idosos.
Atividades
De acordo com o secretário de Assistência e Desenvolvimento Social José Carlos Porsani todos os vinte idosos contemplados foram selecionados a partir dos critérios estabelecidos pelo programa estadual.
Ainda segundo Porsani, convênios firmados com instituições de ensino e uma parceria com a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer oferecerão cursos, oficinas, atividades físicas e orientação médica, entre outros serviços, para os idosos.
“Conseguir meu próprio espaço pela primeira vez na vida tem um significado muito especial”, disse Osvaldo Alves da Silva, de 73 anos, aposentado como vigia.
“É bom demais receber as chaves para residir na Vila Dignidade”, resumiu Maria Conceição Soares, de 87 anos, ex-dona de casa.
Estrutura
Localizada na Rua Savéria Lia Rolfsen, nº 155, no bairro Cecap-Tancredo Neves, a Vila Dignidade Chafik Haddad é composta por residências com 39m2 de área construída cada, divididos em sala conjugada com cozinha, dormitório, banheiro, área de serviço e área externa nos fundos para jardim ou horta.
As casas vêm mobiliadas com mesa, geladeira, fogão, armário, cama box e guarda-roupas, além de aquecedor solar.
Na área comum também foi construído um salão social para convivência, contendo aparelhos de ginástica e passarelas para caminhada. Todos os locais possuem acessibilidade e segurança para os moradores.
Biografia
O empresário Chafik Haddad, falecido em 2013, em Araraquara, era filho de libaneses. Ele começou a trabalhar aos 14 anos de idade, no Armazém Santa Cruz, então propriedade de familiares, no Centro da cidade.
Em 1950 casou-se com Odette Ramos, com quem teve seis filhos. No final dos anos de 1970, em sociedade com Luiz de Lazari Neto, fundou a Chalu Imóveis, considerada hoje uma das mais importantes imobiliárias de Araraquara.

Últimos Vídeos

Carregando...

Charge

Publicidade

Publicidade

Arquivos

Publicidade