Select Page

Plenária do OP no Bela Vista aprova ampliação da USF



Participantes de plenária do OP votam em ampliação do posto de saúde no Bela Vista 

A plenária do OP – Orçamento e Participação Para Todos -, da Região 19, realizada na noite de terça-feira (17), no Assentamento Bela Vista, aprovou, por 39 votos, a ampliação da Unidade de Saúde da Família (USF) Dr. Elias Zakaib, com a construção de garagem para a ambulância e aquisição de veículo para agentes comunitários. A pedido da comum idade, foi incluída a construção de uma pista de caminhada ao redor da unidade.

A plenária, conduzida pelo coordenador do OP Charles Bonani, foi realizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental do Campo (EMEF) Hermínio Pagotto e teve 55 inscritos. A segunda proposta apresentada,a aquisição de um trator e implementos agrícolas, recebeu votação menor.

Também durante a plenária foram eleitos cinco delegados para acompanhar a elaboração e execução do projeto, cuja obra será realizada a partir de 2013. O recurso orçamentário da Prefeitura para a Região 19 do OP é de R$ 210 mil.

Mais investimento

O prefeito Marcelo Barbieri voltou a destacar a importância dos assentamentos rurais de Araraquara, como os do Bela Vista e de Monte Alegre, principalmente pela produção de hortifrutis adquiridos em grandes quantidades pelo município. Somente em 2012, a Prefeitura projeta investir R$ 1,8 milhão na compra destes produtos, ou cerca de 25 toneladas/semana.

A partir do convênio firmado com o Governo Federal, o PAA (Programa de Aquisição de Alimentos) possibilita à Prefeitura atender a diversas entidades sociais de Araraquara, inscritas no programa Fome Zero, além de abastecer o Restaurante Popular e, a partir, deste ano, também a merenda escolar da rede municipal de Educação.

Ainda segundo o prefeito,é fundamental o fortalecimento da agricultura familiar com a compra dos hortifrutis. “Além de valorizar e fixar o homem no campo, é preciso que tenhamos um olhar especial para quem mora e trabalha na zona rural”,ressaltou Marcelo.

Aprovações

“Foi muito importante a aprovação desta demanda, porque vai permitir melhorar o atendimento na Saúde”, disse o morador do Bela Vista, João Francisco da Silva, cuja opinião foi compartilhada pelo colega José Rodrigues Ferreira.

Também a moradora do assentamento, Zulmira Inês dos Santos, aprovou a decisão da plenária. “Vai complementar o atendimento, principalmente com a construção da sala de inalação”, resumiu a agente comunitária da USF.

Próxima plenária

A próxima temática do OP este ano, a Afro, será realizada no dia 24 de abril, a partir das 19h, no Centro de Referência Afro “Mestre Jorge”, na Avenida Duque de Caxias, Centro da cidade.

Últimos Vídeos

Loading...

Charge do Dia

Publicidade

Publicidade

Arquivos